Texto e Fotos: Bruno Aguiar
Edição: Bruno Lopes e Mary Lança
Aconteceu na última sexta-feira (23/09) o dia da moda para as escolas do Bairro Educador Complexo do Alemão (BECA). Apesar do nome “Fashion Day”, essa temática já está sendo trabalhada desde o ano passado pelas escolas, quando iniciaram este trabalho pedagógico a partir da questão da moda.
Edição: Bruno Lopes e Mary Lança
Aconteceu na última sexta-feira (23/09) o dia da moda para as escolas do Bairro Educador Complexo do Alemão (BECA). Apesar do nome “Fashion Day”, essa temática já está sendo trabalhada desde o ano passado pelas escolas, quando iniciaram este trabalho pedagógico a partir da questão da moda.
a culminância contou com a presença de representantes da SME, da 3ª CRE e de parceiros, como o Centro de Referência da Assistência Social de Ramos e a TV Brasil, que fez a cobertura jornalística do evento.
O Projeto Pedagógico, que teve a moda como um estímulo, foi retomado recentemente há aproximadamente dois meses, quando professores e educadores das escolas e gestores do Bairro Educador elaboraram atividades com os estudantes pensando não apenas na questão estética, mas na identidade, sustentabilidade e autonomia de cada escola e comunidade.
Utilizando algumas temáticas como: Identidade, Nordeste, África e Reaproveitamento, as atividades que precederam o Fashion Day, culminância de todas as habilidades e conteúdos trabalhados, levaram a um exercício dos conteúdos curriculares previstos para cada ano/série, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes.
A atividade contou com a participação e produção de seis escolas municipais, sendo cinco delas integrantes da rede de Escolas do Amanhã e também de 2 creches municipais e um EDI. Cada unidade escolar mostrou na passarela um pouquinho de suas produções, o que mostra que o trabalho pedagógico é o grande merecedor do glamour do evento.
O Bairro Educador, um dos projetos do Programa Escolas do Amanhã, acredita que a busca por parcerias pode enriquecer o processo educacional. Por esta razão, para o Fashion Day, além das faixas customizadas com os nomes de cada unidade escolar, também promoveu articulações com parceiros do território que deram um brilho especial para o evento:
O Centro de Referência da Assistência Social de Ramos apoiou a atividade por meio do Jorge Antônio Silva - do grupo de convivência - que com sua experiência na área da moda, realizou duas oficinas com os estudantes que se preparavam para o desfile. Ele utilizou dinâmicas ligadas ao teatro para trabalhar a timidez e deu as boas dicas de postura na hora do desfile.
A Paróquia São Sebastião de Olaria, por empréstimo do padre Ademir, cedeu o tapete vermelho por onde os alunos desfilaram lindamente; amigos da equipe cederam seus materiais de trabalho (notebook, câmeras fotográficas e compressor de ar) e até uma máquina de fumaça emprestada por um promotor de eventos do território para as escolas desenvolverem um desfile com melhor estrutura.
A bolas, cortina e a ornamentação de mesas e aramados nos quais foram expostos os trabalhos educativos ligados às temáticas trabalhadas, ficaram por conta das escolas.
A abertura do Alemão Fashion Day foi feita pela escola sede do evento, a E.M Nereu Sampaio, com uma apresentação de forró com uma banda da qual faz parte uma professora da escola. E na passarela da moda do BECA vieram os estudantes do nono ano, mostrando na visão deles como seria o estudante do futuro. Para encerrar o momento de apresentação da escola, estudantes do Programa “Mais Educação” marcaram esse instante com uma belíssima apresentação de dança no estilo hip hop, mostrando o potencial educativo das aulas.
Exibindo a beleza do cordel, mesclado com a temática da paz no Complexo do Alemão, estudantes do 4º ano da E.M Professor Mourão Filho desfilaram com camisas decoradas com mensagens de paz, utilizando o mesmo formato de desenho e pintura utilizada na Literatura de Cordel. Em seguida, as lindas crianças da Creche Nova Brasília apresentaram um figurino baseado no tema “Fraternidade e a vida no Planeta”, mostrando a importância de aproveitar os recursos naturais.
A África teve sua vez com alunas da E.M José Aparecido do Prado Sarti, que entraram na passarela caracterizadas e apresentaram uma coreografia. Nos adereços construídos a partir de material reutilizado, mostravam a importância e a criatividade para aproveitar e reaproveitar objetos, geralmente descartados. Ainda na temática do continente africano, as crianças do EDI Dona Lindu desfilaram juntos com seus responsáveis, também caracterizados com vestimentas e adereços de origem africana. Um sucesso.
Na vez da E.M. Professor Affonso Varzea, os alunos desfilaram com roupas estilizadas com fuxicos, técnica herdada dos escravos africanos. A partir do ensino desta, os estudantes aprofundaram o conhecimento das operações matemáticas.
A E.M. Rubens Berardo mostrou na passarela que o glamour das meninas e seus figurinos pode ter um destaque a partir dos colares, pulseiras, gargantilhas e presilhas construídas com garrafa pet.
Reforçando a ideia de que reaproveitar é a melhor solução, os estudantes da E.M Professora Vera Saback Sampaio entraram na passarela exibindo uma coleção composta por roupas e acessórios, utilizando materiais como: sobras de tecidos, anéis de latinhas, jornal e outros.
Passado o momento fashion, onde todos os estudantes desfilaram exibindo beleza, criatividade e conhecimento, estudantes do Programa Mais Educação da E.M Rubens Berardo realizaram uma apresentação de capoeira que animou a todos.
Aos que quiserem ver uma amostra do que foi o desfile, basta ver a matéria exibida na edição noturna do Jornal Repórter Brasil da TV Brasil (http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/video/20492/).O).
O Bairro Educador do Complexo do Alemão agradece a todos que participaram desta atividade e parabeniza as escolas por mais esta oportunidade de oferecer aos seus estudantes uma aprendizagem que começa na sala de aula e se integra com outros saberes!
O Bairro Educador do Complexo do Alemão agradece a todos que participaram desta atividade e parabeniza as escolas por mais esta oportunidade de oferecer aos seus estudantes uma aprendizagem que começa na sala de aula e se integra com outros saberes!
Parabéns, Bairro Educador do Alemão pelo bonito trabalho realizado com as Escolas envolvidas no mesmo.Acompanho e admiro esta bonita proposta de integração Escola e os diferentes atores da comunidade.Sabemos que, a ESCOLA não é uma ilha isolada no seu contexto social.As Escolas de Inhaúma tem a tradição do fazer bonito através da Educação.
ResponderExcluirSucesso!Sucesso!Sucesso!!!
Adelia Azevedo/Ciep Patrice Lumumba
Ex-diretora da Escola M. Barão de Macahúbas