A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 6 de setembro de 2011

O Marechal da Paz na Vila Cruzeiro


 Morrer se preciso for, matar nunca... Rondon.


Os alunos do PEJA I e II do CIEP Gregório Bezerra com idades entre 15 e 78 anos foram ao Centro Cultural Sérgio Vieira de Melo visitar as exposições: Esporte, desenvolvimento e Paz e Rondon, o Marechal da Paz.


Os alunos conheceram como as Forças de Pacificação do exército utilizam o esporte para contribuir com a Paz nos lugares que são destacados.


A vida e a trajetória das expedições de Rondon surpreenderam os visitantes. Conheceram os caminhos desbravados e as dificuldades enfrentadas como períodos de fome, malária e mortes por afogamentos.


Rondon integrou o Brasil com os postos de telégrafos. Estudava a fauna, flora, os índios e seus costumes. Pelos índios Rondon tinha total respeito, por isso o seu lema com relação às tribos indígenas que vinham a conhecer era: “Morrer se preciso for, matar nunca”.


Muito participativos os alunos fizeram várias perguntas aos monitores, soldados Aquila, Brendon e Clécio do CCOPAB – Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil.


Maravilhados os alunos ficaram quando conheceram a reprodução de um posto de telégrafo e como era a “internet” de Rondon, que utilizava o código Morse e tiveram a oportunidade de trocar mensagens telegráficas.

Agradecemos a Professora Denise que mobilizou e acompanhou o grupo nesta visita a exposição.

Por Claudia Garcia, Gestora de Projeto do Bairro Educador Vila Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário