A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BE Bangu incentivando a cultura.

Texto e Fotos: Leonardo Antunes

Na última segunda-feira, 26, os Gestores de Projetos dos Bairros Educadores Bangu e Jabour, Leonardo Antunes e Luiz Fernando, respectivamente se encontraram com os atores da Companhia de Teatro responsável pela apresentação do espetáculo “Urucuia o Grande Sertão” que será realizado através do Micro projeto Território de Paz do Ministério da Cultura.

Utilizando o espaço do auditório cedido pelo CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga, a primeira leitura contou com a presença de oito atores dispostos a somar e conscientizar toda a comunidade sobre a importância do teatro.
O espetáculo será realizado em quatro espaços públicos na região da Zona Oeste denominados “Territórios de paz”, divididos em: Bangu, Realengo, Vila Kennedy e Senador Camará.



O texto utilizado foi baseado nas obras do mais importante folclorista da América Latina, Luis da Câmara Cascudo.

O Projeto é uma iniciativa que visa, sobretudo valorizar e estimular através da Artes Cênicas o reconhecimento e a importância da Cultura Nordestina, cujo os migrantes do nordeste representam uma parte significativa do Território de Paz de Senador Camará. Estimular o hábito de contar histórias, resgatar suas origens através da demanda Histórica do Território de Paz.

Baseado no Conto “A Princesa Adivinhona” do mais importante folclorista da América Latina, o Espetáculo “Urucuia Grande Sertão” vem trazendo uma forma rudimentar e lúdica da importância da literatura oral que é a antiga arte de exprimir eventos reais ou fictícios em palavras, imagens e sons.

Um comentário:

  1. oi meu nome e agatha ex aluna do ciep vila kenid ja tenho 12 anos estudei ai quando tinha 8 anos com a professora caitana minha mãe erra mãe represintamte bem conhe sida você erra muito legal saudades

    ResponderExcluir