A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cozinha Brasil no Bairro Educador Santa Cruz

A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. O grande avanço da ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. A cada dia são descobertos novos nutrientes aptos a atuar diretamente no organismo. Além disso, as necessidades da vida moderna, associadas a uma alimentação inadequada, levam ao aumento excessivo de peso e como conseqüência, surgimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial entre outros.
Buscando levar melhorias nos hábitos alimentares das famílias da Comunidade de Antares, foi feito parceria com o Programa Cozinha Brasil, do SESI que desenvolveu suas atividades nos dias 27, 28 e 29 de junho na Escola Municipal Otelo de Souza Reis, contando com a presença de responsáveis, alunos, professores, merendeiras representantes das unidades escolares da região como: Ciep Maestro Heitor Villa Lobos, Escola Municipal Aldebarã, Escola Municipal Otelo de Souza Reis, Creche Municipal Sempre Vida Antares e o Ciep 1º de Maio.
Nos três dias de atividade, os ingredientes fundamentais foram: Qualidade, Economia e o Sabor.
O Programa Cozinha Brasil levou as participantes orientações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo, despertando em todos nós o interesse em aprender a aproveitar melhor os alimentos e mudar os hábitos alimentares de toda a família.
Na forma teórica, aprendemos sobre os grupos alimentares, conservação dos alimentos e observação da rotulagem. Já na forma prática do doce ao salgado, aprendemos e experimentamos receitas deliciosas como: Bolo Brasil, Guiche de casca de abóbora, Torta de repolho, Suco de couve com maracujá, Abóbora com laranja e Couve com abacaxi além de Docinho de soja (o famoso beijinho) e Brigadeiro de mandioca. Tudo de forma interativa e dinâmica.
Tudo estava uma delícia!
Não poderíamos deixar de agradecer as unidades escolares e de modo especial a Escola Municipal Otelo de Souza Reis que nos cedeu gentilmente o espaço para que a atividade acontecesse, a equipe do SESI – Programa Cozinha Brasil destacando a Nutricionista Priscila e o Auxiliar de Cozinha Reginaldo que foram maravilhosos e que fizeram grande diferença em nossas vidas, aos participantes que foram peças fundamentais para a realização dessa atividade.
Que possamos buscar a cada dia mais Sabor em nossa alimentação e em nossa vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário