A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Trânsito Legal na Maré e em Manguinhos

Durante os meses de setembro e outubro a Linha Amarela S/A (Lamsa) através de parceria com o Bairro Educador irá desenvolver a atividade Trânsito Legal nas escolas do BE Maré e do BE Manguinhos.O Trânsito Legal é uma proposta educativa do setor de Responsabilidade Social da Lamsa e foi apresentada pela primeira vez no CIEP Ministro Gustavo Capanema, Bairro Educador Maré, no dia 06 de setembro. Participaram deste momento estudantes das turmas de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos.



O objetivo da atividade é sensibilizar os estudantes a respeito dos cuidados que devem ter com o trânsito, o que no caso das escolas da Maré e de Manguinhos se torna muito importante, uma vez que se localizam em comunidades vizinhas às principais vias expressas da cidade do Rio de Janeiro.



Através de jogos e brincadeiras os estudantes aprenderam que é necessário ter cuidado com o trânsito para evitar acidentes e que é preciso soltar pipas em local apropriado, respeitar a sinalização, utilizar passarelas para atravessar as vias expressas, atravessar a rua no sinal vermelho e na faixa de pedestres, não deixar animais soltos, usar o cinto de segurança e a antena de proteção no caso dos motociclistas.



Para Carmem Lúcia, diretora do CIEP, “os alunos gostaram muito da apresentação, participaram ativamente da experiência, ganharam jogos no final. Houve muito comentário por parte das crianças, no sentido de assistirem mais vezes. Foi muito prazeroso e ao mesmo tempo educativo. Esperamos que a Lamsa retorne mais vezes, para contemplar a escola toda, nos dois turnos.”



A segunda escola contemplada com a atividade foi a E.M. Professor Josué de Castro, integrante do Bairro Educador Manguinhos, na qual participaram estudantes das turmas de 3º, 4º, 5º anos e Autonomia Carioca. Os estudantes participaram ativamente dos jogos através dos quais identificaram as formas de prevenção de acidentes no trânsito. Ao final todos receberam o kit, com jogos, lápis de cor, chaveiro e a carteirinha do amigo do Trânsito Legal.




Por Guaraciara Gonçalves, Gestora de Projeto do Bairro Educador Maré e Manguinhos   

Nenhum comentário:

Postar um comentário