A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Falando sobre trabalho na E.M. Professora Vera Saback

A EM Professora Vera Saback Sampaio está passando por um período de obras. Alunos, professores, direção da escola e funcionários da obra estão dividindo o mesmo espaço de trabalho.

Essa tarefa não está sendo nada fácil, porque para a escola é muito difícil trabalhar com a interferência da obra e a presença dos estudantes e do corpo docente também limita muito o andamento da obra. Mas, em vez de um problema, este fato se tornou uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de uma trilha educativa relacionada a profissões e com foco nos profissionais que estão próximas aos estudantes, ou seja, os funcionários da construção civil.


O ponto de partida foi conversar com os estudantes sobre a importância do trabalho, formas de conseguir um emprego, influência do tempo de escolaridade para conseguir um bom emprego e etc.  Para concretizar tudo o que foi discutido alguns profissionais da obra foram à sala de aula para falar sobre a rotina e exigências do trabalho deles e responder algumas das muitas perguntas elaboradas anteriormente.


O técnico em edificações falou sobre o que ainda vão construir e mostrou onde seria construído com o auxílio da planta da escola; o técnico em segurança mostrou todos os aparelhos necessários para trabalhar de forma segura, como por exemplo, capacete e botas; o eletricista apontou na sala de aula os trabalhos realizados por ele, a instalação dos ventiladores e lâmpadas, além alertar sobre os riscos que a eletricidade oferece.

O trabalho que causou mais curiosidade foi o da carpinteira. De todos os profissionais ela foi a que mais respondeu perguntas. Falou onde estudou, quanto tempo estudou, onde trabalhou antes, deu alguns exemplos do trabalho que executa na obra e mostrou suas ferramentas de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário