A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alunos do CIEP Presidente Salvador Allende vão ao RIO ZOO

Os alunos do CIEP Presidente Salvador Allende tiveram um dia muito especial no dia 17 de agosto, pois seus alunos da Educação Infantil tiveram a oportunidade de conhecer o RIO ZOO, através do contato que o BE Macacos e a Educadora Comunitária do Projeto Mais Educação do CIEP Presidente Salvado Allende Ana Luiza Passos fizeram com a instituição, agendando uma visitação da escola até o local, O Zoológico fica localizado no Parque da Quinta da Boa Vista s/nº, São Cristóvão. Telefone: 3878-4200.


Nessa atividade se priorizou o aprendizado dos alunos sobre os animais, a partir da experiência dos mesmos no contato com a fauna presente no RIO ZOO, para isso tivemos uma grande colaboração da Empresa ECONAÇÃO, que é parceiro do projeto Bairro Educador, e tem colaborado para o acontecimento de diversas atividades no BE MACACOS e no BE SALGUEIRO, a participação da ECONAÇÃO se procedeu de forma a qualificar o processo de aprendizagem para os alunos, caracterizando os aspectos semelhantes e diferenciais dos espécimes.


Os alunos se surpreenderam com os diversos animais ali presentes, onde muitos deles nunca haviam visto pessoalmente, inclusive desconstruindo alguns equívocos trazidos por programas de televisão.  O contato com diversas figuras diferenciadas e a oportunidade de transitar pela cidade do Rio de Janeiro, indo além da comunidade e do bairro no qual residem contribuem para uma visão mais ampla do mundo por parte das crianças. Dessa forma possibilitando que os mesmos possam ser atores sociais percebendo e atuando ativamente dentro da sua realidade.


O Rio Zoo tem como missão:
praticar a conservação ambiental, através dos trabalhos de manejo e reprodução em cativeiro, colaborando com a manutenção de um banco genético de espécies ameaçadas de extinção, bem como desenvolver programas de educação ambiental, difundido conceitos sobre a biologia dos animais e conscientizando a população acerca da importância da preservação ambiental, além de representar centro de desenvolvimento científico e importante espaço de lazer e entretenimento para a sociedade.” (retirado do site: http://www.rio.rj.gov.br/web/riozoo/exibeconteudo?article-id=92715 em 23/09/11).

Por Raphael Pequeno (Gestor de Projeto do Bairro Educador Morro dos Macacos) e Luiz Renato Dias Gomes (Gestor de Projeto do Bairro Educador Salgueiro)

Um comentário:

  1. Fico muito Feliz de fazer parte dessa Parceria BE e Instituto Econação, Agradeço mais uma vez a oportunidade e vamos continuar sempre juntos e fortes!
    Grande Abraço,
    Igor Silva
    Presidente do Instituto Econação

    ResponderExcluir