A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Agita Escola


“Essa é uma comunidade muito diferente das demais.” Dizia a Diretora Patrícia em uma das muitas conversas com a equipe do Bairro Educador. E isso se confirma a cada visita que se faz na EM Haydea Vianna Fiuza de Castro, uma das escolas que se destacaram nas avaliações desse ano da SME-RJ. Esse "diferente" que a Diretora expressa refere-se há uma comunidade cercada pela inserção perversa que o sistema apoia, um histórico longo de conflitos entre o poder paralelo que cerca a Comunidade de Vila Paciência e mesmo assim, com muita determinação essas crianças se inspirando na liderança da Direção para conseguir um bom resultado nas provas, avaliações e mesmo nas lições diárias da escola e da vida.




Olhar para uma criança em Vila Paciência, não é só olhar para mais uma criança. É olhar para um pequeno diferente, muitas vezes um pequeno adulto diferente, que precisa crescer rápido por conta da realidade local, outras vezes uma pequena criança que convive com as ameaças que a violência diária pode produzir na infância.




O BE de Paciência em parceria com a Cidade das Crianças promoveu na Escola Municipal Haydea Vianna Fiúza de Castro um encontro de atividades recreativas. Uma forma de agitar a escola, um momento que não apenas as crianças fossem simplesmente crianças, mas com os jogos cooperativos entendessem o que significa compartilhar e solidariedade com o outro. O evento aconteceu durante todo o dia 20/09 no contra turno dos alunos, nada a mais. Contudo, foi um dia que cerca de 800 alunos, moradores da “Favela do Aço”, um lugar que possui um dos piores IDH do Rio de Janeiro, tiveram a oportunidade de aprender brincando.




A Recreadora Juliana Andrade, formada em educação física comentou que a socialização entre as crianças é promovida através das atividades, o resgate de brincadeiras antigas e jogos cooperativos. Um destaque importante é que essas são as mesmas crianças que tem uma grande dificuldade de trabalhar em equipe em sala de aula. E passaram um turno inteiro juntas em atividades que tinham em diversos momentos contato físico e não houve nenhum incidente, somente a solidariedade e o companheirismo entre elas. “Uma lição de alegria, o semblante de cada criança expressava felicidade, não pensamos em dor ou no sofrimento que tanto há na Comunidade.”




O Agita Escola foi muito mais que um dia de brincadeira, alunos aprenderam valores com as atividades lúdicas que foram aplicadas durante o evento. A satisfação da comunidade escolar era verbalizada com frases similares eventos como esses devem acontecer mensalmente, nós nuca vimos estás crianças tão felizes como estão hoje. Acreditamos que um evento como este contribui para autoestima dos alunos. Lembramos que o evento só foi possível porque a direção compreendeu a importância do mesmo, possibilitando a realização da articulação com a Cidade das Crianças.


Por Flávio Soares, Gestor de Projeto do Bairro Educador Paciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário