A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Comunidade + Educação + Cultura = Bairro Educador (BE Bangu)

Com o intuito de ampliar horizontes dos jovens moradores da Comunidade do Taquaral, o ex-diretor teatral do Grupo de Articulação Local (GAL) “Centro Cultural a História que eu Conto” (CCHQC), Luiz Fernando, visitou o CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga, integrante do Bairro Educador Bangu, no último dia 19, para transmitir seu conhecimento para jovens dispostos a aprender técnicas de teatro.
Ao sair do Centro Cultural, o diretor percebeu a importância de seu trabalho na vida dos jovens e a necessidade de um espaço físico apropriado para desenvolver a atividade com frequência. O BE Bangu contou com o apoio da diretora adjunta do CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga, Monica Borges, que cedeu o espaço do seu auditório para que todas as segundas-feiras acontecessem às aulas de teatro, surgindo então à atividade conhecida hoje como: Aulão de teatro para todos.
Esta atividade tem como interesse principal a integração de toda a comunidade, utilizando um espaço publico ligada a educação e cultura.
O aulão começou com Luiz Fernando falando sobre a importância da Arte. “A arte cênica é um instrumento valioso que se alia às abordagens diretas através da linguagem, da temática interpretada (capaz de provocar a identificação imediata com a plateia), contribui para a autoconfiança dos indivíduos em sua postura diante de desafios”, afirmou.

O aulão inicial contou com a participação do ator local de Nilópolis: Marcelo Junior, com três estudantes do 4º ano do próprio CIEP, cinco alunos da E.M Rubem Berta e um aluno da E.M Pracinha João da Silva, que seguiu com exercícios e atividades para os atores iniciantes.
No final do evento Mônica falou sobre a atividade “Adorei a atividade, a comunidade possui grandes potenciais escondidos, que com certeza serão encontrados”. Fechando com um sorriso.
Através desta ação o Bairro Educador mostra a todos como é simples e prazerosa a integração da comunidade com a escola.
 Leonardo Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário