Ao longo dos meses de agosto e setembro foram realizadas uma série de oficinas sobre o consumo consciente da água nas escolas Municipais Professor Josué de Castro e Teotônio Vilela, integrantes do Bairro Educador Manguinhos, em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE).
Os estudantes assistiram ao filme “Caminho das Águas”, que trata do tema da poluição das águas dos rios e lagos em decorrência do despejo de lixo e resíduos químicos. O filme também discute a importância da preservação das florestas para o abastecimento de água na cidade e convoca as crianças a sensibilizarem os adultos a respeito do consumo consciente da água.
Após a exibição do filme foi desenvolvido com os estudantes um debate sobre a importância da água em nossa vida, no qual foi esclarecido que a água é um bem em processo de escassez e que por isso deve ser preservada.
Para isso foram tratadas algumas atitudes importantes para a preservação da água, como por exemplo, escovar os dentes com a torneira desligada, desligar o chuveiro ao se ensaboar durante o banho, pedir ao pai ou irmão mais velho para desligar a torneira ao fazer a barba, não lavar a calçada ou o carro com mangueira, entre outras.
Para concluir a atividade, os estudantes receberam um material no qual palavras e frases deveriam ser escritas, relacionadas à questão do consumo consciente da água, e lápis de cor para colorir. Os estudantes participaram ativamente da oficina e mostraram que apreenderam o tema desenvolvido.
Por Guaraciara Gonçalves, Gestora de Projeto do Bairro Educador Maré e Manguinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário