Considerando o momento que os alunos estão vivendo (puberdade), bem como as manifestações explícitas de que nesta faixa etária, estão cada vez mais antecipando a primeira relação sexual, acreditamos ser muito importante esse trabalho, devido, principalmente, ao esclarecimento de conceitos básicos sobre o que é sexualidade e todas as suas implicações, de modo que ele se sintam mais seguros.
Embora o exercício da sexualidade seja considerado uma conduta simples e cotidiana, é muito complexa e permeia aspectos cognitivos que vão desde os mais primitivos (sensoriais) até esquemas de representação mais complexos, que envolvem as linguagens corporais, faciais e outros sistemas de sinais. Há, ainda, os aspectos culturais, extremamente relevantes, que também se sobreponham na formação e no exercício da sexualidade humana.
No decorrer das atividades percebeu-se o intenso interesse dos alunos em adquirir mais conhecimentos sobre a sexualidade, demonstrando que estão em uma fase de muitas descobertas com relação ao seu corpo e ao funcionamento dos relacionamentos.
Os assuntos abordados provocaram muitas indagações, principalmente por parte das meninas, no que tange a preparação para a chegada da menstruação e as demais transformações de seu corpo. Da mesma forma, os meninos puderam se surpreender e se preocupar com a informação do aparecimento de poluções noturnas.
O trabalho do primeiro e segundo módulo chega ao fim atendendo aos objetivos propostos pelo parceiro Instituto Criança é Vida, efetivando um processo de esclarecimento e conhecimento aos alunos, que puderam entender as questões que envolvem a sexualidade como coisas naturais que fazem parte do processo normal do crescimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário