Após o "Desabafo pela Paz", está na hora de contar histórias de Paz na EM Coronel José Gomes Moreira. A Trilha Educativa do “Conto de Fadas” está chegando ao final e os alunos cada vez mais se apropriam das formas de interagir com o mundo do imaginário.
Um dos objetivos desta Trilha Educativa é enriquecer o repertório das histórias conhecidas pelos alunos, em especial aqui, histórias para o desenvolvimento dos alunos do 3º ano. Em sala de aula retomamos algumas historias do mundo imaginário das próprias crianças, ou mesmo apresentamos histórias antigas desse imaginário infantil. Os Contos de Fadas enriquecem de forma espetacular o vocabulário dos alunos, a imaginação se torna uma espécie de auxiliar na leitura e na escrita, as risadas que se espalham pela sala e entre os alunos ajudam na interação entre a turminha de novos leitores e contadores.
Convidamos a contadora de histórias Mara Fonseca. Mara deixou que os alunos escolhessem a historia e depois, esses alunos se tornaram personagem: O Rei Herói, a Princesa Perdida, A Fada Encantada, a Misteriosa Sereia, o Dragão Feroz e Assustador ou mesmo o jovem principezinho, que é aluno-aprendiz.
De forma lúdica os alunos do 3º ano da Escola Municipal Coronel Jose Gomes Moreira criaram uma historia onde o Principezinho enfrenta os desafios do Dragão e luta contra as garras e o poderoso sopro, salva a Princesa Perdida e o final feliz é a nova forma de ler o mesmo livro que antes estava encostado na estante.
A presença da contadora de histórias na sala de aula possibilitou manter vivos na escola vários repertórios conhecidos das crianças e dos professores. E mais, o reconhecimento da leitura como um item de diversão, mais próximo dos pequenos alunos e a oralidade como forma de comunicação se tornam itens muito mais claros para os alunos.
Ouvindo as histórias os alunos se encontraram com emoções: o momento de raiva ou tristeza, o escuro do medo e da angústia, a possibilidade da alegria no fim de cada história. A contadora de histórias demonstrou para os professores que a contação histórias pode também desenvolver o potencial crítico da criança, pois através da audição de histórias as crianças são levadas a pensar, questionar e duvidar, estimulando desta forma a sua sensibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário