No dia 20 de setembro os estudantes do Peja do CIEP Leonel de Moura Brizola, Bairro Educador Maré participaram de uma conversa sobre trajetória escolar, arte, fotografia e acesso a universidade com Francisco Valdean e Deise Pimentel. Ele é fotógrafo da agência Imagens do Povo, estudante de Ciências Sociais da UERJ e morador da comunidade Baixa do Sapateiro, na Maré. Ela é estudante de Serviço Social da UFRJ, pesquisadora sobre acesso e permanência de jovens negros e pobres na universidade.
Ambos os convidados foram alunos da Educação de Jovens e Adultos e, assim como uma boa parte dos estudantes do Peja do CIEP Leonel de Moura Brizola, também vieram da região Nordeste em busca de melhores oportunidades de trabalho e condições de vida, e tiveram que concluir os ensinos fundamental e médio aqui na cidade do Rio de Janeiro.
Os convidados falaram sobre suas trajetórias escolares, os desafios encontrados e os momentos de superação e também apresentaram o trabalho que desenvolvem atualmente. Os estudantes do Peja consideraram muito importante esta troca de experiências e se sentiram motivados a continuar seus estudos e quem sabe até mesmo ingressar em uma universidade.
Por Guaraciara Gonçalves, Gestora de Projeto do Bairro Educador da Maré e Manguinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário