A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 5 de abril de 2013

A memória da comunidade é estudada em CIEP da Maré


O Bairro Educador Maré levou durante a semana de 1º a 5 de Abril, a exposição itinerante "Memórias da Maré” do acervo do Museu da Maré para os estudantes do CIEP Presidente Samora Machel. A mostra apresenta para os estudantes banners com fotos e textos que contam um pouco da história da comunidade em que vivem.



Os estudantes conseguiram entender as mudanças que ocorreram no bairro e enxergar a tamanha diferença entre viver na maré atualmente, com asfalto, água encanada, casas de concreto e tijolo, e ver que seus pais, avós viveram no mesmo espaço geográfico, mas que há anos atrás enfrentavam os desafios e prazeres de se viver em palafitas, em meio ao grande mangue que ali existia, sem asfalto e sem água encanada.




Através da exposição, os estudantes puderam se apropriar do bairro, sem ao menos precisar sair da escola, pois ao passar pelas fotos, todos param para ver se conseguem "achar" ou "identificar" suas próprias casas.


Trabalho produzido por aluno como desdobramento da exposição

O Bairro Educador Maré agradece a coordenadora pedagógica, Débora Destri, do CIEP Presidente Samora Machel, pelo apoio e dedicação em viabilizar e articular com os professores a aplicação da exposição em sala de aula e oferecer a infraestrutura necessária para acomodação da exposição. O projeto também agradece ao Museu da Maré que cedeu parte de seu acervo para a realização desta atividade educativa.


Por Rangel Vieira

Um comentário:

  1. A equipe da Rede Memória do Museu da Maré fica muito feliz em poder contribuir com o Projeto Bairro Educador Maré, e proporcionar aos alunos esse conhecimento através dos banners.

    Marilene Nunes
    Coordenadora da Biblioteca Elias José

    ResponderExcluir