A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Traços culturais atuais e história de Vicente de Carvalho


Os estudantes da turma 1504 da Escola Municipal Sergipe, BE Vicente de Carvalho, participaram, no dia 05 de abril, da oficina Meu Bairro, que faz parte  da trilha educativa de Música e Letramento e trabalha o tema do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola – Identidade e Valores – através da música.


Durante o encontro, os estudantes trocaram conhecimentos sobre Vicente de Carvalho (re)conhecendo no mapa lugares do bairro e discutindo sobre quais os tipos de músicas eles ouvem nesses lugares. Um estudante contou que “Há muitos anos atrás existiam escravos no morro do Juramento. Os anos foram passando e os escravos foram morrendo. Mas, eles morreram só de corpo porque as almas continuaram assombrando o morro do Juramento”. Assim, o estudante contou parte da lenda que ouve de familiares que são antigos moradores da comunidade.


O gestor de projeto do BE, Carlos Carvalho tocou em um pandeiro alguns ritmos que os estudantes afirmaram ouvir em lugares marcados no mapa como nas escolas, igrejas, residências, padarias, praças, barracas, estação do Metrô e etc.


Na semana seguinte o mesmo grupo de estudantes participou da oficina O Som do Amor, que tem como objetivo fazer com que os alunos, através do som reproduzido pelo violão,  descubram o nome do intérprete e  da música, além de interpretarem a letra da canção.


As músicas tocadas durante a oficina foram todas referentes ao tema amor, como: Mutirão de Amor (Zeca Pagodinho), Amar não é Pecado (Luan Santana), Jamais Deixarei Você (Bruna Karla), Nomes de Favela (Paulo Cesar Pinheiro), A Amizade é Tudo (Jeito Moleke e Thiaguinho) e Meu Lugar (Arlindo Cruz).

Por Carlos Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário