A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Reuniões com as Coordenadorias Regionais de Educação



Os gestores de núcleo do projeto Bairro Educador têm realizado reuniões com representantes das Coordenadorias Regionais de Educação – CREs - a fim de alinhar as propostas de trabalho para 2013 e qualificar o acompanhamento do projeto. Nestas oportunidades foram oferecidas informações sobre os planos de trabalho, as ações estratégicas do BE, as ações desenvolvidas em 2012 e no início de 2013. O primeiro encontro ocorreu no dia 28 de Fevereiro na 1ª CRE com a gestora de núcleo Kalina Honório, Fatima Sueli - responsável pela Assessoria de Ação Integradora (AAI) e a técnica Rejane Biagiotti.




O encontro marcou o início do acompanhamento por parte da Coordenadoria aos trabalhos que serão desenvolvidos pelo Bairro Educador em 2013. O principal destaque foram os planos de trabalho que estavam em fase de finalização com as unidades escolares, bem como, as trilhas educativas.

No dia 06 de março aconteceu a reunião na 5ª CRE, com Margôth Carvalho da AAI. Compareceram pelo Bairro Educador os gestores de núcleo Adriano de Araujo, Anderson Correa e Claudia Garcia. Também estavam presentes os gestores de projeto: Aline Alves, Carlos Carvalho, Fabiana Dias e Patricia Alves. Na ocasião o BE foi convidado a participar do Colóquio para apresentar os trabalhos realizados pelo projeto e os gestores se colocaram a disposição para colaborar na formação dos estudantes que fazem parte dos grêmios.


Ainda no dia 06 de março, foi a vez da 9ª CRE sediar uma reunião com a gestora de núcleo do BE Campo Grande, Rejane Bolquett para ser traçada a melhor forma de acompanhamento dos projetos desenvolvidos nas unidades escolares.


Uma nova reunião foi realizada no dia 07 de março na 9ª CRE, que contou com a participação da professora Elizabete Eugênio e da gestora de núcleo Rosineide Freitas, para apresentação do processo de planejamento encampado nas unidades escolares. Na reunião foi possível alinhar o acompanhamento da CRE relativamente às ações do BE nas escolas, apresentar as ações estratégicas e as diferentes formas de a CRE participar ativamente na realização das ações de grandes proporções.


No dia 13 de março a gestora de núcleo Rosineide Freitas esteve em reunião com Cristiana Teixeira, uma das referências da Gerência de Educação da 10ª CRE. Na ocasião foram apresentadas algumas atividades de referência do BE que serão propostas para as unidades escolares, o quadro de ações estratégicas do BE e o processo de planejamento das atividades do primeiro semestre.


A 3ª CRE recebeu no dia 18 de março o Coordenador Adjunto do BE, Bruno Lopes, bem como os gestores de núcleo Roberto Lobo, Adriano de Araujo, Kalina Honório e Mary Lança. O principal objetivo deste encontro foi apresentar a equipe e as ações já desenvolvidas à nova responsável pelo acompanhamento do projeto à professora Graça Maria Dias Ribeiro da equipe da AAI.



No mesmo dia (18 de março) foi realizada uma reunião na 6ª CRE com as coordenadoras da Gerência de Educação, Rejane da Costa e Flávia Sardinha. Pelo Bairro Educador participaram: os gestores de projeto, Amarildo Silva, Carlos Carvalho, Roberta Gonçalves, Diogo Dutra, Fernanda Souza, Déborah Sobrino e os gestores de núcleo Anderson Correa e Adriano de Araujo. Os propósitos da reunião foram: apresentar os novos gestores e abordar aspectos de destaque nas unidades escolares dos respectivos bairros educadores.



A coordenadora Rejane comentou sobre a parceria entre a 6ª CRE e o SESC de São João de Meriti. A parceria consiste no oferecimento de atividades culturais e artísticas aos estudantes das unidades escolares. Rejane também disse que disponibilizará um painel com a reprodução de matérias publicadas no BLOG do BE, para dar mais visibilidade às ações do Bairro Educador.


A reunião com a 2ª CRE aconteceu em 25 de Março no auditório da mesma, contando com a presença da gerente de educação, Morgana Rezende e, sua assistente, Vania Januario. A intenção inicial foi apresentar os novos gestores de projeto do BE e dar uma devolutiva das ações iniciadas em 2013. Os gestores de núcleo e gestores de projeto dos BE’s Borel, Formiga, Salgueiro, Bispo, Santa Teresa, Cantagalo, Macacos, Rocinha e Vidigal conversaram sobre a condução de seus trabalhos nas unidades escolares e sobre seus planos de ação em fase de elaboração que serão entregues em breve. Ficou encaminhada neste encontro uma palestra sobre o tema ‘História de Grande Tijuca’ a ser realizada em abril para coordenadores pedagógicos, educadores comunitários, responsáveis e direção, além de um novo encontro com toda a equipe no mesmo mês.




Finalizando o ciclo de reuniões com as CREs, no dia 04 de Abril estiveram na 7ª Coordenadoria, o coordenador adjunto do BE, Bruno Lopes, a gestora de núcleo Maria do Socorro e os gestores de projeto Marcelo Machado, André Feital e Raphael José. O principal objetivo do encontro foi apresentação da equipe que atua nas escolas da 7ª CRE para Sonia Marques, nova coordenadora da 7ª CRE. Foi um encontro importante para que para que o BE apresentasse como está  desenvolvendo seu trabalho com as Escolas do Amanhã dessa área.




A equipe do Bairro Educador agradece às Coordenadorias Regionais de Educação pelo apoio dado ao projeto desde sua implementação e deseja que estes alinhamentos resultem na melhoria das ações educativas nas unidades escolares atendidas pelo projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário