A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Trilha Educativa Sankofa


A Trilha Educativa Sankofa (ideograma africano e significa que “ nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou para trás.” Representa a sabedoria de aprender com o passado para construir o presente e o futuro) busca fazer o resgate histórico e cultural do bairro Santo Cristo. As atividades serão desenvolvidas de março à junho com as turmas da Escola Municipal General Mitre, BE Santo Cristo, e contará com o apoio da direção e dos professores Ana Lucia Souza Santos e Sandro Tiago da Silva Figueira.


A história local apresenta-se como tema ligado à identidade dos moradores de um bairro. Por isso, desenvolver atividades que possibilitem a participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, como fazer o resgate da identidade de sua comunidade, torna a aprendizagem mais significativa.

O primeiro encontro da trilha contou com a presença do parceiro Alexander Lima Reis, estudante de história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Neste primeiro momento procurou-se fazer com que os alunos refletissem sobre o tempo histórico a partir de fotografias antigas e atuais do Rio de Janeiro. Em atenção à localidade, buscou-se destacar e problematizar duas fotografias de diferentes épocas da Central do Brasil.


Na próxima atividade receberão a visita de um antigo morador do morro da Providência  que irá a escola para contar sobre as transformações da região com o passar dos anos.

Por Jessica Andrade de Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário