A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Aprendendo sobre África: Guiné-Bissau


Os estudantes do 5° ano da Escola Municipal IV Centenário, BE Maré, tiveram sua primeira atividade da Trilha Educativa “África em Nós” no dia 08 de abril, após a avaliação inicial.


Nessa primeira caminhada, os estudantes receberam na escola a visita do estudante de Guiné-Bissau, Mamadú Baldé, que palestrou sobre a África em geral e sobre seu país. Na palestra o estudante africano iniciou falando sobre o recorrente engano cometido por muitos de considerar a África um país. Falou sobre as características gerais da África, sobre os países de língua portuguesa no continente africano e no mundo, contou um pouco da história de seu lugar, da sua língua, religião, mostrou fotos, bandeiras, recitou mensagens na língua de sua etnia (língua Fulo) e no fim da palestra respondeu as perguntas dos estudantes.


O que mais chamou a atenção dos estudantes foi o aspecto do país visto pelas fotos, pois muitos têm a ideia estigmatizada de uma África apenas de savana ou deserto. E ao verem imagens de um país tropical, de vasta vegetação, passaram a compreender a diversidade que é o continente.

O convidado Mamadú Baldé encerrou sua palestra com o sorteio de uma bolsa de Guiné-Bissau para os estudantes.

Por Marcio Garcia

Um comentário: