A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Educar é transformar e votar é decidir pela educação


As 17 turmas da Escola Municipal Santa Catarina, BE Santa Teresa, participaram no dia 05 de abril, de uma atividade que compõe a trilha educativa “O Grêmio é Show de Bola”, proposta pelo gestor de projeto do BE Victor Rocha, que contou com o auxílio da coordenadora pedagógica da escola. A trilha abrange um conjunto de atividades educativas que objetiva ressaltar para os estudantes a importância da democracia e da representatividade política na sociedade.


O BE buscou durante a realização da primeira atividade da trilha educativa relacionar os problemas de corrupção que o Brasil atravessa com a necessidade do povo brasileiro de ser representado por meio do voto, ressaltando que este mecanismo começa na escola, no processo democrático de eleição do grêmio estudantil, no qual os alunos decidem quais são as melhores propostas dentre as chapas que concorrem à eleição.


O objetivo da atividade é conscientizar os estudantes de suas responsabilidades perante a escola, destacando a ideia de exercício de cidadania.

Após a atividade, houve uma reunião com os alunos representantes de todas as turmas. Foram abordados com maior detalhamento o papel do grêmio estudantil, os processos de formação de chapas e de eleição e a responsabilidade de todos em relação à escola. Aos representantes de turma, foram atribuídas a responsabilidade de difundir as informações transmitidas e orientar os alunos interessados em participar do Concurso de Imagens e Slogans, proposto pela Secretaria Municipal de Educação (SME), divulgado nas salas de aula.

O Concurso de Imagens e Slogans visa a participação dos alunos na criação de imagens e slogans, objetivando o reconhecimento da escola como um espaço de criação, participação e interação entre as diferentes áreas de conhecimento. A participação dos alunos no concurso será acompanhada pelo gestor de projeto do BE e pela coordenadora pedagógica da unidade escolar.

Por Victor Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário