A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 2 de abril de 2013

Os deuses do Olimpo visitam o Rio de Janeiro


A proximidade dos jogos olímpicos movimentou as unidades escolares da 6ª CRE. No último dia 02 de abril, partindo de uma proposta da Secretaria Municipal de Educação, crianças de aproximadamente 20 unidades de ensino realizaram um ensaio técnico em Anchieta, preparando-os para um desfile que ocorreu no dia 05 de abril. Ao som de Arlindo Cruz, a atividade ganhou o título “Os deuses do Olimpo visitam o Rio de Janeiro”. Animados com a visita ao outro bairro, os alunos do CIEP Anton Makarenko marcaram presença com a Diretora Sônia Regina e com o apoio do Bairro Educador.


A proposta da SME-RJ foi aceita pelas respectivas unidades escolares da 6ª CRE e ganhou o apoio do Bairro Educador de Costa Barros, que desenvolveu uma roda de conversa com os alunos sobre a origem e a importância das Olimpíadas para a civilização ocidental.

A participação dos alunos no ensaio técnico e no próprio desfile rendeu ótimas oportunidades educativas. De volta à Costa Barros, a equipe do Bairro Educador promoveu uma palestra com o tema “Meu bairro é carioca”. Nesta atividade, cerca de 70 alunos discutiram a valorização do bairro de Costa Barros e a sua importância para o município do Rio de Janeiro. Com esta discussão, foram propostos pelos estudantes novos pontos turísticos que poderiam ser apresentados para os ilustres visitantes da “Cidade Maravilhosa”. Assim, ao pensarem sobre toda a movimentação que nossa cidade irá passar por conta dos jogos olímpicos, os alunos do Ciep Anton Makarenko puderam discutir sobre a cidade e seus pontos turísticos, ao mesmo tempo que lançaram um novo olhar sobre o seu próprio bairro, (re)descobrindo espaços num exercício de valorização do seu território.


Com o apoio das educadoras Claudia Brida e Regina Pereira, os educandos tiveram a oportunidade de apresentar seus olhares sobre o potencial do bairro e chegaram a sugerir um trajeto a ser percorrido na comunidade. As professoras tem desenvolvido desde 2012 uma proposta de trabalho voltado para valorização de Costa Barros e a noção de pertencimento das crianças à cidade do Rio de Janeiro. Segundo as professoras, esse trabalho voltado para história e cultura da região tem proporcionado um grande ganho pedagógico.

Por fim, concluímos nossa atividade com a proposta da realização de um levantamento do potencial da região a ser realizado pelos alunos com seus responsáveis. O interesse do Bairro Educador e da unidade escolar é provocar a apropriação do bairro e a sua valorização a partir dos seus próprios moradores. Em busca desta “descoberta” de Costa Barros, novas atividades educativas serão desenvolvidas com o apoio de todos, inclusive dos deuses do Olimpo.
Por Amarildo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário