A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Trilha promove resgate histórico do bairro


A trilha educativa Sankofa teve seu “Marco 0”, no dia 05 de abril, na Escola Municipal Francisco Benjamim Galotti, BE Santo Cristo. O primeiro encontro da trilha teve como objetivo principal fazer com que os estudantes refletissem sobre o tempo histórico, a partir das transformações urbanas da cidade do Rio de Janeiro.


Sankofa  é um ideograma africano e significa que “ nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou para trás.” A palavra representa a sabedoria de aprender com o passado para construir o presente e o futuro.

A trilha busca fazer o resgate histórico e cultural do bairro Santo Cristo que possui um grande valor para a história do Brasil e é patrimônio material e imaterial da cidade do Rio de Janeiro. As atividades serão desenvolvidas de março a junho com as turmas 1501 e 1601 e contará com o apoio da direção e dos professores Mariana Breyer e Paula Rosa Bernardes.


A história local apresenta-se como tema intimamente ligado à identidade dos moradores de um bairro. Desenvolver atividades que possibilitem a participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, como fazer o resgate da identidade temporal da comunidade, torna a aprendizagem mais significativa e desenvolve o sentimento de pertencimento ao bairro.

Na próxima atividade os estudantes receberão a visita de um antigo morador do Morro da Providência que irá a escola para contar sobre as transformações da região, a partir de sua experiência de vida.

Por Jéssica Andrade de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário