A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O conto de fadas do coronel

Após o "Desabafo pela Paz", está na hora de contar histórias de Paz na EM Coronel José Gomes Moreira. A Trilha Educativa do “Conto de Fadas” está chegando ao final e os alunos cada vez mais se apropriam das formas de interagir com o mundo do imaginário.

Um dos objetivos desta Trilha Educativa é enriquecer o repertório das histórias conhecidas pelos alunos, em especial aqui, histórias para o desenvolvimento dos alunos do 3º ano. Em sala de aula retomamos algumas historias do mundo imaginário das próprias crianças, ou mesmo apresentamos histórias antigas desse imaginário infantil. Os Contos de Fadas enriquecem de forma espetacular o vocabulário dos alunos, a imaginação se torna uma espécie de auxiliar na leitura e na escrita, as risadas que se espalham pela sala e entre os alunos ajudam na interação entre a turminha de novos leitores e contadores.

Convidamos a contadora de histórias Mara Fonseca. Mara deixou que os alunos escolhessem a historia e depois, esses alunos se tornaram personagem: O Rei Herói, a Princesa Perdida, A Fada Encantada, a Misteriosa Sereia, o Dragão Feroz e Assustador ou mesmo o jovem principezinho, que é aluno-aprendiz. 

De forma lúdica os alunos do 3º ano da Escola Municipal Coronel Jose Gomes Moreira criaram uma historia onde o Principezinho enfrenta os desafios do Dragão e luta contra as garras e o poderoso sopro, salva a Princesa Perdida e o final feliz é a nova forma de ler o mesmo livro que antes estava encostado na estante.
A presença da contadora de histórias na sala de aula possibilitou manter vivos na escola vários repertórios conhecidos das crianças e dos professores. E mais, o reconhecimento da leitura como um item de diversão, mais próximo dos pequenos alunos e a oralidade como forma de comunicação se tornam itens muito mais claros para os alunos.

Ouvindo as histórias os alunos se encontraram com emoções: o momento de raiva ou tristeza, o escuro do medo e da angústia, a possibilidade da alegria no fim de cada história. A contadora de histórias demonstrou para os professores que a contação histórias pode também desenvolver o potencial crítico da criança, pois através da audição de histórias as crianças são levadas a pensar, questionar e duvidar, estimulando desta forma a sua sensibilidade.

Um Desabafo pela Paz na Vila Kennedy

Há sempre um olhar. Um olhar pela Janela daquele que precisa ver o tempo passar. Um olhar para as estrelas para o aquele que deseja sonhar. Um olhar para o céu e esperar que venha uma notícia boa ou uma boa-nova. Ainda assim, sonhar e esperar são ideias daqueles que não tem mais como lutar. “A esperança é o sonho do homem que está acordado”, escrevia Aristóteles.
No dia 21 de Setembro de 2006, a Assembléia Geral da ONU, representada pela voz de Kofi Annan proclamava este como o Dia Internacional da Paz. Não somente do sonho da Paz, nem mesmo da promessa de Paz, mas um sonho de luta pela Paz. Não é contraditório, o dia 21 de Semtebro seria um dia de cessar-fogo e não violência em todo o mundo. O dia 21 então era um dia não só de pensar a Paz, mas sim de fazer algo pela paz.
Na Vila Kennedy, a palavra PAZ vem trazendo um significado de união na Comunidade. Não há mais a esperança, há a vontade e a luta dessa Comunidade para que a haja tranquilidade na Vila. As Sete Escolas do Amanhã da Vila Kennedy precisavam participar desse movimento. Precisavam se tornar parte desse movimento. Os alunos que vivem na comunidade precisavam desabafar. Mas como dar voz aos alunos da Vila Kennedy?

Há muito, o filósofo Epicuro estava no exercito e nas horas de descanso pensava em como poderia colocar nas nuvens seus escritos sobre a tranquilidade da alma para os outros. Como enviar uma mensagem de paz e de como pensar a felicidade. Não havia resposta, mas seus escritos alcançaram milhões na modernidade.
Como pensar o desabafo dos alunos? Apenas escrever não fazia mais sentido, as redações não ajudavam mais, os diários dos alunos em pequenos espaços nos cadernos eram tantos que não faziam mais sentido. Expor os trabalhos na escola também não era a melhor maneira. Os trabalhos poderiam ocupar cada tijolo de cada escola e não seria suficiente, na visão dos alunos, continuaria preso para poucos. Desenhos na comunidade? Isso era uma boa ideia e será feito, mas até o caminhar pela comunidade possui suas dificuldades por conta da violência inesperada e nem sempre sair com os alunos é possível.

 “Um balão de gás”. Foi a resposta da equipe do IABAS, o Núcleo de Saúde nas Escolas, durante uma conversa com a Gestora Suely Firmino do Bairro Educador. “E se as redações, as frases e os desenhos dos alunos voassem presos nas em bolas cheias de gás?”
No dia 20 de Setembro, um dia antes do Dia Internacional da Paz, um dia antes do cessar-fogo de 24 horas em todo o planeta. Exatamente 700 alunos, das sete escolas da Vila Kennedy desabafaram sobre seus sentimentos e deram um recado de cessar-fogo na Comunidade. Rodas de conversas com os alunos, redações e palavras de ordem com o tema da PAZ foram espalhadas em folhas de caderno com a ajuda da direção de cada escola e com a ajuda de cada professor e professora. Os coletivos de Hip Hop da Vila Kennedy se organizaram para montar uma coreografia com os alunos para o dia da Paz. Música e dança unindo alunos pela PAZ.
Em Campo Grande, um forte parceiro do Bairro Educador, o Curso de Desenho Republica da Arte enviou sete professores que conduziram ao mesmo tempo sete oficinas para os alunos das escolas. Desenhos simbolizando a paz seriam também enviados nos balões. O Movimento Comunitário “A Vila Quer Paz” chamou a Comunidade. 700 alunos iriam fazer barulho e ocupar o céu da Vila Kennedy. “Juntos fazemos a Paz, somos 700 mais a Vila Inteira”, dizia o Líder Comunitário Jorginho no apoio a atividade.
Às 11h15, precisamente, alunos, professores, funcionários e a Comunidade olharam para o céu azul da Vila Kennedy. 700 balões brancos carregavam as mensagens de Paz, não era esperança ou sonho, era um movimento de força e luta em desenhos, redações, frases e pensamentos. Os alunos das 7 Escolas do Amanhã alcançaram o céu da Vila da Kennedy com essa força.
 Dois dias depois, a diretora de uma das escolas ligou para o Bairro Educador: “Pessoal! Estão ligando para nossa escola. As pessoas receberam nossa mensagem e palavras de apoio estão chegando.”

A Vila Kennedy, o IABAS, o Movimento “A Vila Quer Paz” e o Bairro Educador ajudam na luta pela Paz.

Anorexia? Bulimia? O que são?

A Dra. Rosário, nutricionista do Centro Municipal de Saúde Dr. Henrique Monat da Vila Kennedy, promoveu a palestra sobre Bulimia e anorexia na Escola Municipal Orestes Barbosa. Participaram da palestra, principalmente, alunos do 9º ano. A escola, há muito, havia direcionado um pedido a equipe do Bairro Educador porque na escola existem casos da doença. A proposta era levar aos alunos o conhecimento sobre transtornos da conduta alimentar e os transtornos mentais de comportamentos segundo a classificação da Organização Mundial de Saúde.
A palestra integrou a abordagem dos transtornos mentais e psicológicos sofridos por jovens e adultos e que a anorexia e a bulimia também pode causar outras questões como ansiedade e síndrome do pânico, transtorno bipolar, depressão, ansiedade, uso de drogas, insônia ou mesmo transtornos do sono.
A Dra. Rosário fez um alerta: “os pacientes que apresentam esse quadro de conduta, precisam de uma equipe multidisciplinar e todos os profissionais precisam se envolver.” Por isso, os professores da Escola foram convocados para assistirem e participarem da sensibilização promovida pela equipe. A palestra conceituou a anorexia de forma clara, já que algumas pessoas confundem a doença com outros sintomas, como por exemplo, perda de apetite. 
Os alunos obtiveram informações que geralmente as pessoas que se acometem desta enfermidade são mulheres e jovens com idades entre 14 e 18 anos. Por se encontrarem em uma fase muito delicada do crescimento, onde a aceitação social muitas vezes está associada à imagem corporal, problemas existencialistas, hormonais esta parcela da população está mais exposta e sujeita a tal manifestação patológica.

Como a Anorexia leva à desnutrição, esta pode provocar transtornos mentais que reforçam o desejo de continuar emagrecendo, instalando-se desta maneira um terrível círculo vicioso psíquico que é muito difícil de controlar.
Nesta palestra foram apresentados os sinais e sintomas quando da desnutrição:
  • Perda de peso acentuada;
  • Parar de crescer (se está em fase de crescimento);
  • Menstruação escassa ou irregular, ou até a suspensão da mesma;
  • Pele seca;
  • Palidez;
  • Tonturas;
  • Queda de cabelo;
  • Sensações alternadas de satisfação e "peso" após comer.
E os Sinais e Sintomas psíquicos:
  • Alteração de humor
  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Tristeza
  • Desânimo

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BECA em parceria com o SESC de Ramos realiza oficina de Cacuriá na EM José Aparecido do Prado Sarti

Texto e Foto:  Rivânia Lima

Através de uma parceria entre o Bairro Educador e o Sesc Ramos, a E.M. José Apararecido do Prado Sarti (BE  Complexo do Alemão) recebeu no último dia 27, a visita  de Juliana Manhães e Thaís Teixeira,(SESC), que proporcionaram que os alunos do turno da tarde (1º ao 5º ano) conhecessem um pouco mais sobre dança Cacuriá, típica da Região Nordeste.

 

A finalidade da oficina foi ressaltar a importância da roda e do jogo, através das cantigas. As crianças cantam, dançam e brincam fazendo uma ciranda em um grande círculo permitindo recordar as antigas brincadeiras de roda. As músicas trazem na memória histórias do cotidiano, estimulando a importância do coletivo e da união, onde todos respondem as músicas e dançam criando movimentos e coreografias.


O Cacuriá é uma dança de roda feita com pares, brincada nas ruas e praças de São Luís do Maranhão. Sua origem vem da festa do Divino Espírito Santo. Quando a festa religiosa acaba, começa a festa profana, o “Bambaê de Caixa”, onde as mulheres, com suas saias rodadas, cantam, brincam dançando, e tocam o instrumento característico, que é a caixa do Divino.


Alemão Fashion Day: O aprendizado está na moda!

Texto e Fotos: Bruno Aguiar
Edição: Bruno Lopes e Mary Lança

Aconteceu na última sexta-feira (23/09) o dia da moda para as escolas do Bairro Educador Complexo do Alemão (BECA). Apesar do nome “Fashion Day”, essa temática já está sendo trabalhada desde o ano passado pelas escolas, quando iniciaram este trabalho pedagógico a partir da questão da moda.

a culminância contou com a presença de representantes da SME, da 3ª CRE e de parceiros, como o Centro de Referência da Assistência Social de Ramos e a TV Brasil, que fez a cobertura jornalística do evento.

O Projeto Pedagógico, que teve a moda como um estímulo, foi retomado recentemente há aproximadamente dois meses, quando professores e educadores das escolas e gestores do Bairro Educador elaboraram atividades com os estudantes pensando não apenas na questão estética, mas na identidade, sustentabilidade e autonomia de cada escola e comunidade.



Utilizando algumas temáticas como: Identidade, Nordeste, África e Reaproveitamento, as atividades que precederam o Fashion Day, culminância de todas as habilidades e conteúdos trabalhados, levaram a um exercício dos conteúdos curriculares previstos para cada ano/série, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes.





A atividade contou com a participação e produção de seis escolas municipais, sendo cinco delas integrantes da rede de Escolas do Amanhã e também de 2 creches municipais e um EDI. Cada unidade escolar mostrou na passarela um pouquinho de suas produções, o que mostra que o trabalho pedagógico é o grande merecedor do glamour do evento.

O Bairro Educador, um dos projetos do Programa Escolas do Amanhã, acredita que a busca por parcerias pode enriquecer o processo educacional. Por esta razão, para o Fashion Day, além das faixas customizadas com os nomes de cada unidade escolar, também promoveu articulações com parceiros do território que deram um brilho especial para o evento:

O Centro de Referência da Assistência Social de Ramos apoiou a atividade por meio do Jorge Antônio Silva - do grupo de convivência - que com sua experiência na área da moda, realizou duas oficinas com os estudantes que se preparavam para o desfile. Ele utilizou dinâmicas ligadas ao teatro para trabalhar a timidez e deu as boas dicas de postura na hora do desfile.



A Paróquia São Sebastião de Olaria, por empréstimo do padre Ademir, cedeu o tapete vermelho por onde os alunos desfilaram lindamente; amigos da equipe cederam seus materiais de trabalho (notebook, câmeras fotográficas e compressor de ar) e até uma máquina de fumaça emprestada por um promotor de eventos do território para as escolas desenvolverem um desfile com melhor estrutura.

A bolas, cortina e a ornamentação de mesas e aramados nos quais foram expostos os trabalhos educativos ligados às temáticas trabalhadas, ficaram por conta das escolas. 

A abertura do Alemão Fashion Day foi feita pela escola sede do evento, a E.M Nereu Sampaio, com uma apresentação de forró com uma banda da qual faz parte uma professora da escola. E na passarela da moda do BECA vieram os estudantes do nono ano, mostrando na visão deles como seria o estudante do futuro. Para encerrar o momento de apresentação da escola, estudantes do Programa “Mais Educação” marcaram esse instante com uma belíssima apresentação de dança no estilo hip hop, mostrando o potencial educativo das aulas.


Exibindo a beleza do cordel, mesclado com a temática da paz no Complexo do Alemão, estudantes do 4º ano da E.M Professor Mourão Filho desfilaram com camisas decoradas com mensagens de paz, utilizando o mesmo formato de desenho e pintura utilizada na Literatura de Cordel. Em seguida, as lindas crianças da Creche Nova Brasília apresentaram um figurino baseado no tema “Fraternidade e a vida no Planeta”, mostrando a importância de aproveitar os recursos naturais.

A África teve sua vez com alunas da E.M José Aparecido do Prado Sarti, que entraram na passarela caracterizadas e apresentaram uma coreografia. Nos adereços construídos a partir de material reutilizado, mostravam a importância e a criatividade para aproveitar e reaproveitar objetos, geralmente descartados. Ainda na temática do continente africano, as crianças do EDI Dona Lindu desfilaram juntos com seus responsáveis, também caracterizados com vestimentas e adereços de origem africana. Um sucesso.


Na vez da E.M. Professor Affonso Varzea, os alunos desfilaram com roupas estilizadas com fuxicos, técnica herdada dos escravos africanos. A partir do ensino desta, os estudantes aprofundaram o conhecimento das operações matemáticas.

A E.M. Rubens Berardo mostrou na passarela que o glamour das meninas e seus figurinos pode ter um destaque a partir dos colares, pulseiras, gargantilhas e presilhas construídas com garrafa pet.


Reforçando a ideia de que reaproveitar é a melhor solução, os estudantes da E.M Professora Vera Saback Sampaio entraram na passarela exibindo uma coleção composta por roupas e acessórios, utilizando materiais como: sobras de tecidos, anéis de latinhas, jornal e outros.

Passado o momento fashion, onde todos os estudantes desfilaram exibindo beleza, criatividade e conhecimento, estudantes do Programa Mais Educação da E.M Rubens Berardo realizaram uma apresentação de capoeira que animou a todos.

Marcando o encerramento do Alemão Fashion Day, a E.M. Nereu Sampaio retorna com uma apresentação da “Escola de Bamba”, grupo de bateria da escola, que tocou animando os convidados e principalmente um convidado especial que chegou sambando na ponta do pé: O “Seu BECA”. Vestido com um elegante smoking, esse personagem que nasceu em 2010 no “Degusta, Alemão”, retorna mais esbelto e com a mesma simpatia de sempre, convidando a todos para “cair no samba”.


Aos que quiserem ver uma amostra do que foi o desfile, basta ver a matéria exibida na edição noturna do Jornal Repórter Brasil  da TV Brasil (http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/video/20492/).O).

O Bairro Educador do Complexo do Alemão agradece a todos que participaram desta atividade e parabeniza as escolas por mais esta oportunidade de oferecer aos seus estudantes uma aprendizagem que começa na sala de aula e se integra com outros saberes!

Fábrica de Bibliotecas na da festa Afro-Brasileira da Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva

No dia 24 de setembro a escola realizou a tão esperada festa Afro-Brasileira. O evento foi aberto para estudantes e responsáveis.

O Bairro Educador contou mais uma vez com a parceria da Fábrica de Bibliotecas que levou cerca de 1.500 livros para serem trocados por latinhas. Os livros foram todos trocados em menos de uma hora, mas isso não foi problema, porque o colaborador da Fábrica de Bibliotecas disponibilizou mais 500 livros para serem trocados na próxima segunda-feira.

Os alunos fizeram apresentações de danças populares que remetem à cultura brasileira e africana e cantaram em INGLÊS a música Heal the world, além de se divertirem no pula-pula, barraca de pescaria e foto maluca. Também foram eleitos o garota e a garota Mandela que receberam vestimentas típicas africanas e realizado um desfile de máscaras africanas elaboradas pelos alunos da educação infantil.
Outras grandes atrações da festa foram sorteios de brinquedos e de uma super cesta de mantimentos que os próprios alunos juntaram.

Para os responsáveis foi preparado um delicioso almoço, com churrasquinho, mocotó, canjica e muito mais.

Por Rivânia Lima, Gestora de Projetos do Bairro Educador Manguinhos

Formação do Núcleo de Comunicação no CIEP Olof Palme

Texto e Fotos: Leonardo Antunes

Através do desenvolvimento da trilha educativa “O meu pé de laranja lima”,  as equipes dos Bairros Educadores Bangu e Jabour, se reuniram com o núcleo de comunicação formado pelo grêmio, que será responsável pela construção de um Zine sobre a Trilha Educativa, além de auxiliar no contato com os parceiros envolvidos no desenvolvimento da trilha.
O Núcleo irá sensibilizar os alunos para a produção de material que comunicará as atividades da Trilha Educativa. Os mesmos serão capacitados para preparar o Zine do CIEP e o Blog. O Jornal Mural será um ponto de exposição das notícias para alunos, funcionários e responsáveis como forma de repassar a produção dos alunos. O núcleo conta com o apoio do técnico em saúde nas escolas como responsável e mentor Rodrigo Costa.


Eles terão a possibilidade de conhecer junto com todo o CIEP, a história de Bangu, passando por pontos históricos fotografando, filmando e entrevistando moradores com o papel importante na construção deste lindo bairro. O grupo será formado por dois fotógrafos, um câmera e dois jornalistas.

No primeiro dia de encontro os alunos Luiz Claudio e Ana Paula da turma 1402, apresentam grande senso de democracia, informando que só poderão tomar qualquer decisão com a presença e voto dos demais participantes.

No final da reunião os mesmos se mostram muito envolvidos com todo o tipo de atividade que envolva o crescimento dos alunos e da escola.

BE Bangu incentivando a cultura.

Texto e Fotos: Leonardo Antunes

Na última segunda-feira, 26, os Gestores de Projetos dos Bairros Educadores Bangu e Jabour, Leonardo Antunes e Luiz Fernando, respectivamente se encontraram com os atores da Companhia de Teatro responsável pela apresentação do espetáculo “Urucuia o Grande Sertão” que será realizado através do Micro projeto Território de Paz do Ministério da Cultura.

Utilizando o espaço do auditório cedido pelo CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga, a primeira leitura contou com a presença de oito atores dispostos a somar e conscientizar toda a comunidade sobre a importância do teatro.
O espetáculo será realizado em quatro espaços públicos na região da Zona Oeste denominados “Territórios de paz”, divididos em: Bangu, Realengo, Vila Kennedy e Senador Camará.



O texto utilizado foi baseado nas obras do mais importante folclorista da América Latina, Luis da Câmara Cascudo.

O Projeto é uma iniciativa que visa, sobretudo valorizar e estimular através da Artes Cênicas o reconhecimento e a importância da Cultura Nordestina, cujo os migrantes do nordeste representam uma parte significativa do Território de Paz de Senador Camará. Estimular o hábito de contar histórias, resgatar suas origens através da demanda Histórica do Território de Paz.

Baseado no Conto “A Princesa Adivinhona” do mais importante folclorista da América Latina, o Espetáculo “Urucuia Grande Sertão” vem trazendo uma forma rudimentar e lúdica da importância da literatura oral que é a antiga arte de exprimir eventos reais ou fictícios em palavras, imagens e sons.

Alunos do BE Caju visitam UERJ e se encantam com sua grandeza

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) recebeu no último dia 22, os alunos do 5º anos da E.M Marechal Espiridião Rosas (BE Caju). A equipe do Bairro Educador fez a articulação para que as crianças tivessem a oportunidade conhecer uma universidade, principalmente, sendo pública. O evento UERJ sem Muros já está em sua 22º edição e é um espaço onde professores e alunos podem apresentar suas produções acadêmicas. A universidade disponibilizou o ônibus que fez o transporte das crianças e no final das atividades ofereceram um delicioso lanche para as crianças e professores.
Ao entrar na universidade as crianças se surpreenderam com o tamanho da instituição. A visita a universidade foi uma ótima experiência para crianças tão novinhas, mas que já pensam no futuro foi de grande valia. As crianças saíram da UERJ planejando voltar como futuros universidades
Passada a emoção da grandiosidade do local foi hora de participar das atividades do evento e eram muitas. Começamos pelo jogo de minivoleibol, uma metodologia apresentada por professores da escola de vôlei do Bernardinho que é oferecida na instituição. A atividade visa ensinar os fundamentos do vôlei para crianças em uma área reduzida. Visitamos o planetário móvel montado no centro cultural e aprendemos sobre as constelações que existem em nosso sistema solar, além de visualizar os movimentos da terra. A entrada para o planetário foi uma grande aventura para os estudantes que atravessavam um túnel escuro até chegar à parte central. Diversão e aprendizado juntos!!! Seguimos para área dos stands que tinham experiências cientificas sendo realizadas, orientações sobre a forma correta de escovação dos dentes, além de muitos jogos feitos com materiais reciclados do Projeto Gente Miúda, do curso de enfermagem.

As crianças aprenderam como pode ser divertido aprender!!!
Agradeçemos a UERJ que cedeu o ônibus para o transporte dos alunos e também um monitor, Pedro, para nos guiar em seu extenso território. Agradecemos também a direção da Escola Marechal Espiridião Rosas por liberar a turma e professores que fossem ao evento. Que

Escolas de Madureira e Colégio recebem o Projeto Bairro Educador de braços abertos

No dia 26 de Agosto foi implantado o Bairro Educador na Escola Municipal Mendes Viana, no bairro Colégio. Participaram da apresentação as gestoras de projeto Fabiana Soares do BE Colégio e Giselle Bento, do BE Rio das Pedras.



A diretora da Instituição, Sinara Gonçalves, recebeu o projeto com muito entusiasmo juntamente com o diretor adjunto Carlos Eduardo, apresentando o espaço físico da unidade escolar como também as atividades pedagógicas já desenvolvidas na mesma.


A coordenadora pedagógica Elizete Alves demonstrou grandes expectativas em relação a proposta do programa, citando algumas demandas da escola, como: a importância de trabalhar a auto estima dos alunos,  contribuir para a divulgação do nosso estado (Rio de Janeiro) do ponto de vista cultural, entre outras.


E no dia 13 de Setembro como parte da integração BE e escola, a gestora Fabiana Dias participou com as professoras Sheila Maria Gomes, Karina Ferreira e alunos de uma atividade cultural no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.


O museu ofereceu aos alunos um belíssimo acervo histórico e científico, contando entre suas principais atrações fósseis e esqueletos de dinossauros, múmias egípcias, meteoritos e muitos objetos usados por civilizações primitivas, indumentárias de índios de várias partes do mundo, múmias, equipamentos e armas de civilizações primitivas e vários objetos e referências a indígenas Brasileiros.


A atenção dos alunos diante das réplicas foi surpreendente. Todos mantiveram os olhares em todas as exposições, fazendo perguntas às professoras que ali estavam presentes.


Exatamente na entrada, existe um enorme meteorito, encontrado no século XVIII pesando mais de 5 toneladas. Tem uma sala dedicada à cientista Berta Lutz que também foi pioneira na luta pelos direitos das mulheres.


Em outra sala tem um gravador primitivo, fabricado pela companhia de Thomas Edson e utilizado por Roquete Pinto, que fez várias gravações de cantos e cerimônias indígenas.

O museu também conta com um enorme acervo de animais empalhados tanto da fauna brasileira como de outros países, inclusive enormes animais, como a lhama.


Uma das mais interessantes atrações do museu foram os enormes esqueletos de dinossauros que realmente impressionam a todos. Eles são mostrados sobre plataformas que simulam o solo e arredores do local onde viviam em tempos pré-históricos. Algumas ilustrações reconstituem a aparência em pintura, dando uma idéia de como eram estes imensos animais se ainda estivessem vivos.


O Bairro Educador em parceria com a Escola Mendes Viana trabalhará em prol da educação de qualidade, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.

Por Fabiana Dias, Gestora de Projeto do Bairro Educador Colégio

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lançamento do Blog: “fala Grêmio!”

Na última sexta feira, dia 16 de setembro de 2011, foi realizado no Centro Cultural Calouste Gulbenkian o lançamento do blog “fala Grêmio!”, um espaço virtual de articulação entre os grêmios estudantis, escolas e 1ª CRE.
Blog idealizado pela 1ª CRE: falagremio.blogspot.com

Todas as escolas da 1ª CRE foram convidadas a participar do lançamento, juntamente com seus respectivos grêmios estudantis. A maioria das escolas compareceu ao evento de maneira bastante participativa. As crianças e os adolescentes envolvidos puderam deixar suas impressões sobre o momento através da produção de cartazes que permaneceram expostos durante a atividade.
As estudantes do grêmio da Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti mostram o seu cartaz
O lançamento oficial do blog foi realizado pelo assessor José Luiz Pinheiro de Andrade e a assessora Fátima Sueli, juntamente com os representantes da Saúde, da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento (CAP) 1.0 e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Na ocasião, foi oferecido um maravilhoso lanche que fez a alegria da criançada e dos adultos também! Continuando a programação, tivemos uma apresentação instrumental de ritmos brasileiros feita pelo professor Marciano - Fundação Gol de Letra, localizada no Caju, zona norte do Rio de Janeiro - de maneira bem pedagógica e agradável, convidando os alunos e os professores a entrarem em contato com os instrumentos musicais e com ritmos brasileiros, começando com o baião, passando pelo xote, samba de terreiro, maculelê e não poderia fechar sem nosso querido samba de carnaval.
Equipe da 1ª CRE, da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento (CAP) 1.0 e da Prefeitura do Rio de Janeiro apresentando o blog “fala Grêmio!”

Após a aula de ritmos com o professor Marciano, tivemos a apresentação da Escola Municipal Mascarenhas de Morais, atendida pelo projeto Gol de Letra, onde o mesmo realiza um trabalho de valorização da cultura brasileira de Norte a Sul, através da integração entre dança, teatro e música com as crianças do 2º Turno Cultural.
Estudantes que foram convidados para tocarem baião, xote e samba



Para fechar a festa, tivemos duas apresentações de danças folclóricas: o Maculelê, dança afro brasileira e indígena, muito bem representada pelas crianças mostrando todo swing e molejo carioca e o Bumba meu Boi, dança originária do Nordeste do país, festa de influência indígena, européia e africana, onde o boi é o ator principal da festa e o mais esperado do evento.
Apresentações de Maculelê e Bumba meu Boi dos estudantes da Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes


Os alunos da E. M. Mascarenhas de Morais representaram muito bem essa festa colorindo e alegrando ainda mais o evento. Todos ficaram admirados e empolgados com as apresentações e dinâmicas realizadas.