A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 3 de abril de 2013

Um pedaço da África no Brasil


O Bairro Educador Maré, iniciou no dia 03 de abril na Escola Municipal IV Centenário,  a Trilha educativa “África em Nós”, tema do Projeto Político Pedagógico.

A proposta do Projeto Político Pedagógico da escola é introduzir o ensino sobre África no currículo dos estudantes. A proposta do Bairro Educador é a realização de uma trilha educativa com as turmas do 5° ano para mostrar uma África que não se vê por aqui. A trilha prevê oficinas que mostram a influência dos países africanos na nossa cultura e palestras com estudantes africanos residentes no Brasil.


A ideia é que as atividades tragam uma noção real da diversidade geral dos países africanos para culminar a relação deles com a cultura brasileira, aprendendo assim como se relaciona a cultura da África no Brasil com a cultura da África na África, as semelhanças e diferenças.

A primeira atividade da trilha “África em Nós” foi a aplicação de um questionário e avaliação inicial. Após uma rápida conversa o questionário foi passado aos estudantes das duas turmas de 5° ano que responderam quatro perguntas: “O que há da África em nós?”, “O que existe no Brasil, na nossa cultura que veio da África?”, “O que é a África, um país ou um continente?” e “Como é a África para você?”.


As primeiras ideias dos estudantes estão relacionadas a um imaginário que só chega aos lugares comuns, como sendo a África uma terra de negros, misérias, desertos ou selvas e a maioria ainda acredita que África é apenas um país. Será uma desconstruir esses pensamentos e avançar no conhecimento humano e geral dos estudantes.

Por Marcio Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário