A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Através dos olhos da imaginação, tem contação de histórias na E.M. Joana Angélica

Ouvir, sentir e imaginar. Um jeito especial de contar histórias, foi dessa forma que a contadora de historias Marta Fonseca, trabalhou com os alunos da Classe especial da E.M. Joana Angélica , permitindo uma inclusão dos alunos com diferentes tipos de deficiências. Através da contação de historias Mara garantiu a esses alunos uma inserção na sociedade, resgatando a autoestima e ajudando na alfabetização.


A Contação de historias para os alunos da Classe especial da E.M. Joana Angélica, trouxe o conhecimento e a interação entre os mesmos, possibilitando  participações, em termos da compreensão de um pouco do mundo mágico e da imaginação. Provocando assim a transformação cultural, combatendo a alienação e a incapacidade da realização da liberdade.

Mara Fonseca realizou varias brincadeiras com os alunos provocando o desenvolvimento de algumas capacidades importantes, tais como:  a atenção, a imitação, a memória, a imaginação além de amadurecer também a capacidade de socialização.
Outro ponto de destaque na contação de histórias é que a atividade estimula o desenvolvimento comunicativo devido a sua provocação de oralidade que leva aos alunos  a dialogarem  com seus colegas. Com isso os alunos recebem a influencia de desenvolvimento físico-motor no que tange a oralidade.
Ouvir histórias é uma possibilidade  de aprendizagem é uma atividade de suma importância na construção do conhecimento e do desenvolvimento  significativo dos alunos especiais  enquanto seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário