Ouvir, sentir e imaginar. Um jeito especial de contar histórias, foi dessa forma que a contadora de historias Marta Fonseca, trabalhou com os alunos da Classe especial da E.M. Joana Angélica , permitindo uma inclusão dos alunos com diferentes tipos de deficiências. Através da contação de historias Mara garantiu a esses alunos uma inserção na sociedade, resgatando a autoestima e ajudando na alfabetização.
A Contação de historias para os alunos da Classe especial da E.M. Joana Angélica, trouxe o conhecimento e a interação entre os mesmos, possibilitando participações, em termos da compreensão de um pouco do mundo mágico e da imaginação. Provocando assim a transformação cultural, combatendo a alienação e a incapacidade da realização da liberdade.
Mara Fonseca realizou varias brincadeiras com os alunos provocando o desenvolvimento de algumas capacidades importantes, tais como: a atenção, a imitação, a memória, a imaginação além de amadurecer também a capacidade de socialização.
Outro ponto de destaque na contação de histórias é que a atividade estimula o desenvolvimento comunicativo devido a sua provocação de oralidade que leva aos alunos a dialogarem com seus colegas. Com isso os alunos recebem a influencia de desenvolvimento físico-motor no que tange a oralidade.
Ouvir histórias é uma possibilidade de aprendizagem é uma atividade de suma importância na construção do conhecimento e do desenvolvimento significativo dos alunos especiais enquanto seres humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário