A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Conselho Tutelar bate-papo com os estudantes da EM Profª Mª de Cerqueira e Silva

A E.M. Mª de Cerqueira, do Programa Escola do Amanhã, tem trabalhado ao longo do ano o PPP Nelson Mandela: lição de vida. No 4º bimestre, o subtema é: Um exemplo para todos: Direitos Humanos; A luta contra a Aids. A proposta é estudar a importante luta de Nelson Mandela pela igualdade dos direitos sociais, econômicos e políticos, com o objetivo de integrar e dar o mesmo poder a todos os cidadãos da sociedade, sem discriminação de raça, credo ou classe social. Através deste estudo os alunos farão um paralelo com a realidade local com o objetivo de gerar reflexões sobre a sociedade.

Se a ideia é estudar os Direitos Humanos, que tal informar aos estudantes que eles também possuem direitos e deveres? Foi esta a ideia da Solange, coordenadora pedagógica da escola. Então, em parceria com o Bairro Educador, a escola resolveu convidar um representante do Conselho Tutelar para falar do seu trabalho e apresentar o documento que informa que garante o desenvolvimento pleno e bem-estar dos nossos queridos estudantes.

Foi assim que a equipe do projeto conheceu a conselheira tutelar Ana Paula, que achou importantíssima a ideia de ir à escola conversar com as crianças. A conversa com a conselheira aconteceu no dia 27 de outubro. A princípio, todos os estudantes ficaram um pouco assustados quando souberam que iriam conversar com um representante do Conselho Tutelar, mas durante a conversa foram ficando mais à vontade com sua presença.

A parceira do Conselho Tutelar entendeu bem o objetivo e informou aos estudantes que o trabalho dela não é punir as crianças e seus responsáveis, é dar suporte às famílias para que vivam em harmonia e assegurar os direitos das crianças e adolescentes através do ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela ainda presenteou a escola com alguns exemplares do Estatuto para que os alunos possam folhear, ler, conhecer e questionar seus direitos.

O Bairro Educador e a direção da escola esperam que, a partir desta atividade, estas crianças estejam cada vez mais informadas e curiosas, buscando sempre mais informações para desenvolverem sua cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário