Por Fabiana Soares
No dia 04 de Novembro, a Escola Municipal Mendes Viana pôde contar com a presença CAP 3.3 (Coordenadoria da Área Programática) para a realização de uma palestra sobre a PREVENÇÃO DA DENGUE.
Esse encontro foi proporcionado pelo Bairro Educador o qual também está na luta contra a proliferação da doença.
Fabiana Soares, gestora do projeto, ressaltou para os alunos a importância de estarmos todos em alerta sobre as possíveis transmissões.
A CAP 3.3 explicou ainda sobre o período de incubação, os sintomas e o tratamento da Dengue. Fez-se necessário também tirar todas as dúvidas sobre a Dengue Hemorrágica.
Segundo os representantes da Cap 3.3, a Dengue Hemorrágica é provocada quando alguém que já teve dengue é picado por um mosquito contaminado com um vírus diferente do que provocou a doença da primeira vez. Os sintomas iniciais da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença é que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos e a pessoa, além de sentir fortes dores no abdômen, alterna sonolência com agitação. A dengue hemorrágica é muito perigosa e pode levar à morte.
Após a explicação, os alunos puderam fazer perguntas e citar relatos de parentes que já haviam contraído a Dengue Hemorrágica.
Ao término, os palestrantes deram algumas dicas de como evitar que o mosquito Aedes Aegypti nasça, ou seja, como eliminar os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito.
O Bairro Educador agradece muito por essa parceria, pois é a segunda escola que é atendida com esse tipo de palestra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário