A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

E assim se formam pequenos jornalistas!

O Bairro Educador São Carlos em parceria com a professora Ana Cláudia, das turmas do 5º ano da Escola Municipal General Mitre, o Bairro Educador tem contribuído para despertar nos estudantes o gosto pela leitura e pela escrita. Uma das principais atividades neste contexto foram as oficinas de Blog e produção de textos, com as turmas 1501 e 1502, que ocorreram nos dias 18 de outubro e 17 de novembro.

O principal objetivo foi estimular os estudantes a escreverem textos para, a partir daí, criarem um jornal eletrônico das duas turmas e alimentarem o blog da escola com os textos produzidos.
O primeiro encontro com as turmas, no dia 18 de outubro, contou com a presença da parceira Danielle Ribeiro para falar sobre a importância da comunicação no nosso cotidiano, que ainda falou das ferramentas de comunicação que fazem parte da vida desses estudantes, como facebook, Orkut e os blogs.
Após esta conversa, foi a vez dos estudantes serem os responsáveis pela atividade e produzirem os textos para serem postados no blog da escola. A turma foi dividida em grupo por temas: entretenimento, trânsito, política, esporte e segurança.



Já no dia 17 de novembro, dando continuidade à  atividade, retornamos às turmas. Os alunos estavam ansiosos para escreverem suas matérias para o blog e adoraram ver suas matérias sendo divulgadas e comentadas.
Na segunda oficina valorizamos o trabalho das pessoas que fazem parte do dia-a-dia das crianças na escola e, dividimos a turma por grupo de profissionais presentes na escola: professores, direção, garis, merendeiras, inspetores e projetos da escola.
Cada grupo se empenhou para escrever, dar sugestões, elogiar e até mesmo criticar o que pode melhorar. E dessa vez eles inovaram, além de escrever os textos ainda fizeram vários desenhos sobre os temas.

Esperamos que em 2012 possamos dar continuidade a este trabalho 1501 e 1502!
Texto e fotos: Gestora de projeto Caroline Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário