A Ecobé* Projetos Pedagógicos é uma empresa de educação com foco no ensino de ciências naturais e projetos de educação ambiental, que tem como filosofia de trabalho a Pedagogia Simbólica, a Ecopedagogia, a Alfabetização Ecológica, a Arte-Educação, a Educação Científica e o Pensamento Complexo*.
Na segunda-feira, dia 05, os alunos da Escola Municipal Francisco Cabrita, da turma 8302, do projeto Fórmula da Vitória, foram a uma aula-passeio na Ecobé, acompanhados da professora Mônica Nunes, a Gestora de Projeto Sarah Cardoso e o Gestor Thiago Sobral.
Com esta aula-passeio, através da experimentação e observação, os conteúdos de ciências se tornaram mais prazerosos e os alunos fixaram melhor tudo o que a professora havia desenvolvido em sala de aula durante o ano letivo, gerando assim um aprendizado significativo.
Os Biólogos Henrique e Diego nos receberam na horta e começaram falando sobre as propriedades medicinais de algumas plantas, em seguida fomos conhecer a composteira, que serve de adubo para a horta, fato que muito interessou a professora da turma, pois na escola não existe (ainda) um espaço como este.
Os alunos que, em maioria, moram na comunidade do Turano, vivenciam deslizamentos em épocas de chuvas fortes e conseguiram entender como o desmatamento está diretamente ligado ao deslizamento de terra, que ocorre em épocas de chuvas, através de duas demonstrações feitas pelo biólogo Diego.
Os alunos que, em maioria, moram na comunidade do Turano, vivenciam deslizamentos em épocas de chuvas fortes e conseguiram entender como o desmatamento está diretamente ligado ao deslizamento de terra, que ocorre em épocas de chuvas, através de duas demonstrações feitas pelo biólogo Diego.
Os biólogos explicaram também sobre o hábitat natural de alguns animais e sua alimentação. Pudemos observar a cadeia alimentar do jacaré, do cágado, do jabuti, da abelha, dos porquinhos da índia, dos ratos e do sagüi.
*Em entrevista realizada pelos alunos do oitavo ano, que participaram da oficina de blog, a professora Mônica, contou como foi a aula-passeio, o que os alunos acharam e o que aprenderam:
Alunos: Como foi a aula-passeio na Ecobé?
Profª Mônica Nunes: Foi excelente, muito bem organizado. Tiramos muito proveito de tudo!
Alunos:O que foi visto lá?
Profª Mônica Nunes: Vimos a horta urbana, em que se pode reutilizar pneus e latões. Vimos a utilidade medicinal das plantas, como é a profissão de Biólogo, a alimentação de cobras e jacarés, o tratamento da água e maquetes de placas tectônicas, onde aprendemos sobre a formação de montanhas e como se formam os tsunamis e terremotos. Também vimos uma simulação do fundo do rio, exemplos de cadeia alimentar, a importância das borboletas e pássaros no ecossistema, um minhocário, a diferença do jabuti e do cágado e a importância do saneamento básico.
Alunos:Qual a ligação entre o conteúdo dado em sala e a aula-passeio?
Profª Mônica Nunes: Estamos desenvolvendo o projeto “Meu compromisso com o meio ambiente” da revista Ciência Hoje e no que refere a meio ambiente, eles puderam visualizar de perto, tudo o que estão aprendendo.
Aluna: O que os alunos acharam da aula-passeio?
Profª Mônica Nunes: Os alunos adoraram e comentaram bastante. Os eu não foram disseram que se arrependeram!
*A palavra Ecobé, que tem origem no tupi guarani e significa "vida longa", é utilizada para resgatar valores de respeito e comunhão entre todas as formas de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário