A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 22 de novembro de 2011

"O direito de cada um vai até onde começa o direito do outro”

A violência sexual contra crianças e adolescentes como podemos observar acontece diariamente em todo o mundo. O Instituto Criança é Vida em parceria com o Bairro Educador, proporcionou aos alunos do 4º e 5º ano do Ciep Vila Kennedy, mais uma oficina de Sexo, Amor e Responsabilidade, 6º Módulo: Direito e Cidadania Abuso e Exploração Sexual.  

A escola tem compromisso ético e legal de notificar às autoridades competentes casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos, que inclui a violência sexual e, considerando que a escola deve ter como objetivo garantir a qualidade de vida de seus alunos, bem como promover a cidadania.



Os alunos foram levados a entender que os direitos humanos, fazem parte dos direitos universais da humanidade  e que geralmente a criança que sofre abuso sexual se sente demasiadamente humilhada, envergonhada e muitas vezes tem medo de contar para alguém a violência por que passou ou vem passando. 


De fato,  para se saber se uma criança foi vítima ou ainda vem sofrendo o abuso, é importante observar um ou mais dos seguintes comportamentos:
- O mundo da internet como meio de comunicação tem avançado, e com ele a pornografia infantil e a pedofilia virtual atingem grandes proporções e, por consequência muitas famílias são vítimas de tal crime. Conseguem atrair suas vítimas para sessão de fotos por um preço mísero, que posteriormente serão usadas para montagens pornôs ou farão vídeos do ato sexual, em alguns casos são caseiros, onde os agressores são pessoas próximas às vítimas.

- Exploração Sexual Comercial  é uma forma de violência sexual contra crianças e adolescentes, que se expressa pelo uso do corpo numa relação de poder e sexo, que beneficia alguém, na maioria dos casos é um adulto e visa a obtenção de lucro, a criança é tratada como objeto sexual.


 Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário