A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bairro Educador Marca Presença na Abertura do Projeto Terças Culturais

Matéria Por: Priscilla Babo, Amanda Teles, Márcio Garcia, Anderson Correa e Kalina Honório
Fotos Por: Anderson Correa


A Casa da Leitura, nesta terça-feira, dia 22 de novembro, iniciou o projeto Terças Culturais, que terá sua real concentração das atividades no ano de 2012, por conta do aniversário de vinte anos do Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) da Biblioteca Nacional.

 A programação de abertura, contou, com uma conversa com o poeta e escritor Affonso Romano - criador da Casa da Leitura e ex presidente da Fundação Biblioteca Nacional, além do ilustre nome da poesia e literatura brasileira, ganhador do Prêmio Jabuti de 2005 – e mediação de Júlio Diniz - diretor do departamento de Letras da PUC/RJ, seu ex aluno.

O tema principal deste primeiro encontro de grandes nomes da cultura, literatura e de incentivadores da leitura no Brasil, foi “Trajetória Poética de Affonso Romano de Sant’Anna” e, abordou a criação poética do referido. Entretanto, o mesmo nos proporcionou uma viagem nos campos da história brasileira e mundial, da literatura, poesia e política pública.
Em duas horas de encontro, a primeira parte foi de conversa entre mediador e convidado,  já o segundo momento foi um bate-papo descontraído com o público.

Desde o começo, até o final do evento, o autor nos brindou com a leitura de seus poemas que eram relacionados ao conteúdo das perguntas ou do mediador ou dos presentes.


Deixamos aqui a aposta de que as terças-feiras de 2012 serão realmente, muito mais culturais e prazerosas, assim como, foi o nosso final de tarde/ início de noite.
Para os interessados em participar das Terças Culturais que acontecerão ano que vem, o projeto tem entrada franca e acontecerá na Casa da Leitura, Rua Pereira da Silva, 86 – Laranjeiras. Enquanto o ano seguinte não chega, a mesma está aberta a visitação.  No site estão disponíveis os cursos, projetos e a agenda. (http://www.bn.br/proler/casadaleitura.htm).

Agradecemos ao Affonso Romano Sant’Anna pelo momento final de autógrafos, aos livros, fotos e atenção ao público de uma forma geral e aos responsáveis pelo projeto, pelo convite e  pela recepção.

Ressaltamos que a presença do Bairro Educador, representado por Gestores do Projeto de vários BEs e um dos Gestores de Núcleo foi importante, pois estarmos construindo uma relação com a Casa de Leitura de Laranjeiras, que visa à consolidação de parceria em 2012, com atendimento das escolas nas bibliotecas e possível doação de livros para as salas de leitura das unidades escolares que necessitarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário