A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A arte do Grafite e Oficina de Música conquistam os alunos da Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos

Os Sábados na Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos na Vila Cruzeiro estão muito animados. Até o dia 10 de dezembro estará acontecendo as Oficinas de Arte Educação - grafite com o Grupo Aliança Pela Serra da Misericórdia orientadas pelos educadores Mario Bands e o Bidu e as Oficinas de Música com o grupo Escola de Música Portátil.

No grafite, os alunos iniciaram os desenhos a partir de seus nomes, assistiram vídeos sobre o grafite em outras partes do mundo. Depois eles relacionaram os assuntos que devem fazer parte da pintura do muro da escola tais como: nome da escola; música/instrumentos; Igreja da Penha; futebol; dança/baile; teatro/máscaras; esportes radicais (skate/patins); pipas (crianças na favela soltando pipas). Na segunda parte fomos visualizar o muro e fazer imagens do mesmo antes da pintura.




Na oficina de música os alunos tiveram aula prática em grupo, com os seguintes  instrumento:  violão, cavaquinho e pandeiro.  Depois se reuniram para a apreciação musical e prática de conjunto, onde tocaram juntos os alunos de violão, cavaquinho e pandeiro. A aula de música é orientada pelo ritmo do choro.

Os alunos estão muito entusiasmados com esta oportunidade de acesso a cultura de qualidade na própria comunidade e na escola, a cada sábado vem chegando mais um.


Toda esta preparação é para a grande Intervenção Cultural na escola, que acontecerá no dia 10/12, com a pintura em grafite no muro, apresentação da banda de percussão e outras atrações culturais.

A direção da escola apoiou de imediato esta iniciativa e tem estado todos os sábados junto com os alunos nesta nova experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário