A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Educação Ambiental no Bairro Educador Maré

O CIEP Ministro Gustavo Capanema, Escola do Amanhã, possui como Projeto Político Pedagógico o tema “No Meio  da Maré: Do ambiente que temos ao ambiente que queremos”.  Para contribuir com a proposta desenvolvida pela escola, o Bairro Educador articulou uma série de atividades educativas relacionadas ao assunto, tais como oficina sobre reciclagem e reaproveitamento do lixo, em parceria com a Universidade Aberta da Fiocruz. Foram realizadas também oficina de consumo consciente da água, seguida de visitação à Estação de Tratamento de Água do Guandu, em pareceria com a CEDAE e oficina Trânsito Legal, em parceria com a Lamsa.



Além destas atividades, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma Unidade de Conservação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro. Através da parceria entre o Bairro Educador e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), organizou-se uma aula passeio no Parque Estadual da Pedra Branca, área de proteção integral, localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.



Inicialmente, os estudantes conheceram o leito do Rio Seco, o qual, só é abastecido de água na época do verão. Puderam caminhar pelas pedras e conhecer o rio por dentro, sem a água.  Depois caminharam pela trilha do Rio Grande, rio que abastece a comunidade do entorno do Parque.  Conheceram plantas nativas da região como o Pau-brasil e o Pau da Fome.  Passaram por riachos e cachoeiras.  Também visitaram as ruínas da antiga fazenda de café, o aqueduto que no século XIX abastecia a região e a estação de tratamento das águas do Rio Grande.


Para finalizar a aula os estudantes visitaram o Centro de Exposições do Parque Estadual da Pedra Branca, no qual conheceram as espécies animais da área e tiveram uma explicação sobre o ciclo da água e a importância da manutenção da Mata Atlântica para o abastecimento de água na cidade, além da prevenção de enchentes e deslizamentos de encostas, fatos que provocam grande dano à população moradora do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário