A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

I Feira das Profissões no BE Catumbi


No dia 30 de novembro de 2011, o Bairro Educador e a equipe do PROINAPE da Escola Municipal Estados Unidos, BE Catumbi, realizaram na escola, uma Feira de Profissões, voltada para os estudantes do 8° e 9º ano e do Acelera 2 e 3.

A ideia surgiu após uma conversa para estabelecimento de parceira entre Bairro Educador e PROINAPE, que também objetivam contribuir com o conteúdo pedagógico da escola. A proposta foi reforçada com aplicação da oficina “As vantagens de Permanecer na Escola” uma parceria entre o Bairro Educador e a ONG Junior Achievement, aplicado com as turmas do 9º ano dos turnos da manhã e da tarde.



 O material trabalhado com os estudantes focava nas dificuldades que eles terão que enfrentar ao entrarem no mercado de trabalho, caso abandonem os estudos e sigam uma carreira profissional sem terminar o ensino médio. O Programa traz conceitos como êxito e habilidades, para que os alunos pensem sua história de vida pessoal,  suas vitórias e  habilidades necessárias  para as carreiras que almejam seguir. Os alunos também são estimulados a pensar em suas responsabilidades pessoais, tais como: gastos individuais ou coletivos. É importante ressaltar a importância da continuidade dos estudos para terem maiores chances no mercado de trabalho e bons salários.   



Depois da introdução sobre mercado de trabalho com os estudantes, procurarmos descobrir quais as profissões que eles teriam interesse em conhecer para tirar as seguintes dúvidas: como ingressar e permanecer no mercado de trabalho; onde procurar o primeiro emprego; estágio; trabalho informal; como é trabalhar e estudar ao mesmo tempo; o que é necessário para obter um bom emprego ou estágio.

A partir dessa escuta, convidamos instituições que atendem jovens em busca do 1º emprego e oferecem cursos profissionalizantes e orientações profissionais, para participarem dessa ação. Estiveram presentes: a ESPRO, instituição sem fins lucrativos que trabalha exclusivamente com encaminhamento de jovens entre 14 e 24 anos ao mercado. Durante a Feira das Profissões a ESPRO disponibilizou fichas de inscrições para os programas de estágios e uma oficina com o tema “Como se portar no mercado de trabalho”.



Outro parceiro  importante foi a Fundação Mudes.  Instituição que há 44 anos atua na captação de jovens para o mercado de trabalho e na capacitação dos mesmos. O parceiro realizou duas oficinas: sobre DST/AIDS e sobre o mercado de trabalho, utilizando o conto da formiga e a cigarra.
O CETEP Catumbi também participou da atividade socializando os cursos profissionalizantes oferecidos à comunidade e suas formas de ingresso.  


E por último, tivemos a presença de uma assistente social do Instituto Synthesis que participou ministrando a oficina “Como ingressar e se manter no mercado de trabalho”.

A Feira contou com participações especiais em suas rodas de conversa com Guinever Império e George Kluck, mestrandos em Medicina Veterinária pela UFRJ, e a atriz Débora Almeida formada pela UNIRIO em artes cênicas. Os profissionais expuseram fotos e vídeos sobre seus trabalhos e responderam as duvidas dos alunos.

Agradecemos a Escola do Amanhã Estados Unidos pela confiança, a Equipe do PROINAPE pela parceria constante em nossas ações e aos parceiros pela presença! Em 2012, nos aguardem com mais novidades na 2° versão da Feira das Profissões!


Nenhum comentário:

Postar um comentário