No último dia 11 de novembro, a Escola Municipal José Moreira da Silva recebeu a Feira Literária do Bairro Educador. Todos os alunos, até mesmo os da Educação Infantil, participaram da atividade, o que totalizou cerca de 210 alunos atendidos.
A lógica da atividade consistia em trocar um livro por uma garrafa pet ou latinha e desta forma, unir dois mobilizadores que devem, e já estão fazendo parte, da vida de todos e principalmente dos alunos da referida unidade escolar – ajudar a preservar o meio ambiente e desenvolver o hábito pela leitura.
Antes de cada turma iniciar a atividade, foi perguntado aos alunos se eles sabiam o porquê tinham levado as garrafas e as latas e pelo que eles iriam trocá-las. Todos sabiam as respostas, foi conversado rapidamente então com os mesmos, a importância da leitura, da preservação do meio ambiente e por que unir os dois em uma mesma atividade.
Assim que os alunos chegavam no espaço reservado para a Feira Literária, escolhiam alguns livros e tinham a oportunidade de folheá-los, fazer uma rápida leitura e averiguar qual era de seu maior interesse. Após deciderem e efetuarem a troca poderiam voltar para a sala de aula.
Em todas as turmas, alguns alunos perguntaram o que seria feito com as garrafas pet, já que foram elas as mais levadas para a troca. Surgiram até algumas sugestões que poderão ser incorporadas para as atividades de final de ano, como a construção de uma Árvore de Natal de garrafas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário