A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Lúcio de Mendonça dão aula de prevenção contra piolho!

Na segunda-feira, 21 de novembro, foi realizada na Escola Municipal Lúcio de Mendonça, uma atividade sobre um problema que atinge principalmente às crianças: o piolho.

Essa primeira atividade desenvolvida faz parte do planejamento conjunto da gestora de projeto do Bairro Educador Anchieta  com o Técnico de Saúde do Núcleo de Saúde na Escola sobre higiene e saúde. O objetivo é estimular nas crianças hábitos saudáveis sobre higiene, a fim de prevenir e combater doenças na pele (escabiose), no couro cabeludo (pediculose) e na boca (cárie).

A partir do momento que a higiene é entendida como requisito fundamental para a saúde, muitas doenças podem ser evitadas, por isso, a escola por ser referência na educação, se apresenta para disseminar essa ideia.  A falta de higiene pode fazer da escola um ambiente propício para a proliferação de doenças contagiosas como, por exemplo, o piolho. Esse problema toma proporções maiores em escolas de tempo integral como a Escola Municipal Lúcio de Mendonça.

Inicialmente, foi escolhida uma turma de Educação Infantil, para que as crianças compreendessem a importância da higiene e pudessem multiplicar essa ideia, colaborando com seus familiares nos cuidados com o próprio corpo.

Foi realizada uma apresentação de maneira lúdica sobre hábitos de higiene e formas de prevenir e combater o piolho. Os alunos pintaram desenhos e levaram recados educativos para os pais. No término da atividade, as crianças, com um jaleco improvisado de médico, contaram o que aprenderam e também tiraram fotos.



Por Fernanda Aguiar

Um comentário: