A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Escola Municipal Antônio Bandeira Caminha na comunidade em defesa de um espaço mais limpo

A Escola Municipal Antônio Bandeira, em Senador Camará,  fez uma caminhada na comunidade com mapa, papel e lápis na mão.  Esta atividade foi uma etapa da trilha educativa “Conscientização do meio para mudar o ambiente” que visa despertar os jovens para o perigo do acúmulo de resíduos no meio ambiente e para as possíveis soluções como a reciclagem.



Para identificar os locais em que o lixo se acumula os alunos levaram um mapa para marcar estes pontos. Após esta atividade perceberam que havia muitos lugares ao redor deles em que o lixo se empilhava. Para tentar entender o estado em que se encontrava a comunidade eles entrevistaram os moradores, que falaram a respeito da quantidade de lixo que é produzido e jogado de forma inadequada pelas ruas.

Com o fim desta etapa perceberam que este problema passa por muitas questões, muitos moradores entendem muito pouco o sentido da reciclagem e mesmo sabendo que o caminhão da Comlurb passa em seu bairro preferem acumular o lixo na rua acreditando que estão se livrando do problema. Pouco percebem que esta atitude além de deixar o espaço desvalorizado, contribui para a proliferação de ratos e doenças.

Assim, torna- se claro o papel fundamental desta discussão para a comunidade e para os alunos que vão disseminar as ideias de uma utilização mais responsável dos resíduos produzido.

3 comentários:

  1. A TIA AMA DEMAIS VOCÊS,ESTOU COM SAUDADES

    ResponderExcluir
  2. Gostando de ver as meninas se empenhando, lembrem-se que no dia 28 de abril teremos o Campeonato de Sambo Escolar, no Sport Club Mackenzie no Méier,, o Convite já foi enviado.

    Beijão
    Prof de Judô

    ResponderExcluir
  3. oi adorei estudar nessa escola boas lembranças e saudades tenho 35anos como o tempo passa

    ResponderExcluir