A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Oficinas de Educação Sexual na Escola Municipal Professor Josué de Castro

O Bairro Educador Manguinhos durante todo o segundo semestre vem desenvolvendo junto a turma 1501 da Escola Municipal Professor Josué de Castro, Escola do Amanhã, o projeto Educação Sexual Para Crianças e Pré-adolescente, elaborado pelo Instituto Criança é Vida e posto em prática nas Escolas do Amanhã através da parceria com o Bairro Educador.

O projeto está em desenvolvimento na escola, em virtude da articulação com a professora Renata Costa, que por ter trabalhado com a turma o tema Conhecendo o Corpo Humano, considerou muito importante complementar as atividades educativas realizadas por ela, com o projeto de Educação Sexual.

A proposta é desenvolvida em seis etapas. A primeira é intitulada Sexo, Amor e Responsabilidade, na qual é discutido o conceito de sexualidade e sua relação com os sentimentos.

A segunda etapa, intitulada Homem e Mulher Corpo e Comportamento, trata da anatomia dos corpos masculino e feminino. Nessa etapa destaca-se a importância do uso dos nomes corretos dos órgãos que compõem a região genital. Também explica-se como acontecem a menstruação e a ejaculação. Destaca-se o fato das diferenças entre meninos e meninas serem apenas biológicas e que os papéis definidos para homens e mulheres são construídos socialmente e não em função das diferenças anatômicas.

A terceira etapa: Eu Sou Assim: Corpo e Autoestima, a qual está em andamento no momento, discute a importância da autoestima na tomada de decisões sexuais. Discute-se os padrões de beleza definidos pelos meios de comunicação e a importância do respeito às diferenças.

Trata-se também das questões de cuidado com o corpo, como ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, cuidar da higiene corporal, em particular, a higiene bucal e da área genital. Finalmente discute-se a ideia de que ter autoestima e gostar de si do jeito que é, e aprender a valorizar o que se tem de melhor, observando-se que não é apenas a aparência física que faz com que uma pessoa seja bonita ou feia, e sim o comportamento.



Nas próximas atividades serão tratadas as questões que envolvem os métodos anticonceptivos, as doenças sexualmente transmissíveis, o abuso sexual e os direitos humanos relacionados à sexualidade.

Os estudantes se comportam de forma muito participativa em relação ao projeto demonstrando grande interesse. A professora Renata Costa tem observado o desenvolvimento dos alunos e considera fundamental o tratamento da temática para a turma. É importante destacar que a atividade vem acontecendo sobretudo com autorização dos responsáveis, os quais são informados continuamente  a respeito do andamento das atividades.

2 comentários:

  1. já estudei na josué de castro desde o primário até a sétima série.fico feliz que tenha havido melhoras na educação dessa escola e que os alunos possam usar essa ferramente para mudarem sua realidade.hoje estudo no terceiro ano do ensino médio aqui em santo antônio de pádua,mas a josué é a escola que ficou marcada na lembrança...
    ps:saudades de christiane,dicélia,dona vera,rubens,anibal,maria célia,reis,amigos que ficaram pra trás mas que com certeza ficarão na memória pra sempre!

    ResponderExcluir
  2. minha escola.estudo lá no 4 ano.sou a melhor aluna no conportamento

    ResponderExcluir