A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Um forte abraço no CIEP Ministro Gustavo Capanema

O CIEP Ministro Gustavo Capanema, integrante do Programa Escolas do Amanhã,  desenvolveu este ano o projeto “No Meio da Maré: Do ambiente que temos ao ambiente que queremos”. A proposta visa desenvolver atividades sobre os temas “memória da Maré e meio ambiente”; “educação ambiental”; “reaproveitamento e reciclagem do lixo” e “sustentabilidade”.


A pedido da direção da escola, o Bairro Educador colaborou no evento “Abraço no Capanema”, que tinha por objetivo conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância de manter o bairro e principalmente o entorno da escola limpos.

Para esta atividade, o BE articulou com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, que trouxe mudas para serem plantadas no entorno da escola e acompanhou o trabalho da Comlurb, que fez a limpeza do muro, o nivelamento da rua com asfalto e trouxe o teatro e a apresentação musical do Grupo Chegando de Surpresa; a Associação de Moradores, que doou 5 manilhas para o plantio das mudas, interditou a rua para veículos e obteve empréstimo de som profissional; o Posto de Saúde, que ofereceu uma degustação de receitas de aproveitamento integral de alimentos e trouxe um parceiro para a oficina de horta; a artista plástica Ana Velho, que realizou oficina com 80 crianças que aprenderam a produzir brinquedos com o uso  e reaproveitamento de sucatas; o Ciep Operário Vicente Mariano enviou os Repórteres do Amanhã para cobertura jornalística do evento.


O CIEP também articulou projetos que atuam na escola como o Saúde nas Escolas, que apoiou o planejamento e apresentou a maquete "Ação Contra a Dengue", para a conscientização da população dos possíveis criadouros do mosquito da Dengue.


O Programa Criança Petrobras trouxe o grupo de percussão formado por estudantes do Ciep Presidente Samora Machel. O Jornal Maré de Notícias fez a cobertura do evento. Ainda houve oficina de contação de estórias e uma grafite no interior da escola.
Durante o evento, houve o plantio das mudas, os estudantes fizeram panfletagem e apresentaram o Rap “Tá tudo errado”, dançado pelos alunos do Programa Mais Educação.

Veja nas fotos abaixo como era o muro do CIEP e como ele ficou após o dia de atividades!

                                       Muro antes da atividade                         Muro após a atividade
Um desdobramento desta ação foi o convite que o Ciep recebeu da Seconserva para participação no evento “Um dia Para Sempre”, da Globo Rio, que cedeu 2 ônibus para a escola. O evento realizado no teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico faz parte de um movimento em prol do meio ambiente e da cultura, buscando a consciência de que uma vida melhor depende de um planeta saudável.  O mesmo foi idealizado pelo ator Marcos Palmeira e desenvolvido pela Globo Rio. Durante todo o dia, os estudantes do CIEP participaram de um talkshow, do plantio de mudas da Mata Atlântica e do debate do qual o ator fez parte.




4 comentários:

  1. Meus sinceros agradecimentos à equipe do Bairro Educador da Maré, em especial a Mary e Guaraciara,por entenderem o conceito de inclusão e conquista da cidadania trabalhado na escola.Vocês tem sido parceiras incansáveis para o sucesso de nossos projetos.
    2012 nos espera.



    Carmen e equipe

    ResponderExcluir
  2. Eu estudo lá sei que e tudo bom mais so falta os banheiros ser um pouco mais limpo

    ResponderExcluir
  3. eu sou da professora janete meu nome e camila estudo de manha Eu estudo lá sei que e tudo bom mais so falta os banheiros ser um pouco mais limpo

    ResponderExcluir