A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Alunos do Grêmio recebem capacitação através de atividades lúdicas

Os encontros entre os estudantes do grêmio da Escola Municipal Presidente Roosevelt,  e a Gestora de Projeto do BE Realengo ocorreram quinzenalmente, durante os meses de maio e junho, após o horário de término das aulas. O objetivo das oficinas foi motivar o Grêmio Estudantil e os representantes de turma a atuarem na gestão do espaço escolar de forma crítica e reflexiva.


A primeira oficina realizada no dia 30 de março, foi a “Roda de conversa” com a dinâmica “Ser adolescente... Ser aluno...”. Já a segunda oficina teve como tema a representatividade – “Quem sou eu? O que faço? Qual minha função?”


O encontro seguinte contou com a participação dos parceiros: CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular) e Mais Educação. A reunião teve como objetivo a contribuição destes para potencializar a atuação do Grêmio juntamente com o Bairro Educador, pois identificaram que as oficinas ressaltaram aspectos de identidade do Grêmio até então não identificados. De acordo com os parceiros trabalhar em conjunto favorece não só a integração das parcerias, mas também instrumento de suporte para o Grêmio e o BE.

Nos dias 18 e 25 de junho, os estudantes participaram do “Jogo da Representatividade”, que contém um kit com palavras e tiras com conceitos correspondentes para cada estudante. Cada um deveria correlacionar as funções desempenhadas pelos representantes de um determinado grupo aos conceitos correspondentes. A intenção foi de que compreendessem que existe um representante de grupo  dentro da sociedade e que este responde pelos seus integrantes, exercendo assim o papel de liderança.


Para saber se o Grêmio assimilou sua posição de atuação dentro do espaço escolar, a Gestora do BE, pediu-lhes a elaboração de um produto de intervenção, onde estes  manifestassem aspectos da sua “representatividade”.

Os estudantes produziram um vídeo, onde analisaram a rotina dos estudantes nos banheiros da escola (além dos funcionários de limpeza) durante uma semana. Como resultado detectaram a falta de higiene e de limpeza dos alunos, provocando a má conservação do espaço de utilização comum a todos e a incidência de conflitos devido grande concentração de alunos num mesmo espaço e horário.  A partir daí propuseram ao BE a realização de um projeto que abordasse os temas apontados durante a criação do vídeo, tais como: orientação para as meninas e meninos sobre limpeza, sexualidade e solução de conflitos. Desta forma surgiram os projetos “Papo de Menina” e “Papo de Menino” que serão iniciados no mês de agosto, com o apoio de profissionais de saúde, direção da escola os parceiros CECIP e Mais Educação.

Por Carmem Rosane

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