A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 15 de junho de 2012

José Pacheco fala sobre inovações na área da educação


Na última segunda-feira, 11 de junho, cerca de 70 pessoas (integrantes da equipe do Bairro Educador, integrado ao Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, profissionais de educação do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS, representantes da Secretaria Municipal de Educaçã, estudantes da Unirio e parceiros) participaram no auditório da Universidade Gama Filho, no Centro, de uma roda de conversa com o professor e idealizador da Escola da Ponte, José Pacheco. A Escola da Ponte, localizada em Portugal, é uma instituição que desenvolve um projeto educativo inovador que zela pela autonomia por parte dos estudantes.

O educador é responsável por implantar no Brasil a Escola Projeto Âncora, que ele descreveu como uma comunidade de aprendizagem. O Projeto Âncora, criado em 2011, faz parte da Rede Pública Municipal de Ensino de São Paulo, localizado na comunidade da Cotia. A instituição é um centro de referência da Escola da Ponte, que tem como objetivo implementar um ensino diferente das escolas tradicionais.

O professor Pacheco afirma que o método de ensino usado na Escola da Ponte tem como principal finalidade transmitir para os estudantes uma ideia de respeito ao próximo e ressalta que não é preciso que a escola siga uma linha tradicional para alcançar um resultado positivo na área educacional.


“Na Escola da Ponte não há sala de aula e o estudante não é obrigado a ir à escola todos os dias. O aprendizado vai muito além disso. É preciso que os estudantes, independente da idade, troquem informações e conhecimento entre si,  eles devem ter voz ativa dentro da unidade escolar”.
Além disso José Pacheco afirma que a aplicação de avaliações não garante uma educação de qualidade.
“A prova é o instrumento de avaliação mais inválido que existe, pois na minha opinião não consegue medir conhecimento de aluno”.

Para o professor Pacheco a escola pode ser um instrumento de desenvolvimento responsável por produzir felicidade, sucesso e aprendizagem. Ele também destaca que a famílias são os pilares da educação e a escola tem papel fundamental no que se refere a questão da aproximação dos responsáveis com a comunidade escolar.
De acordo com José Pacheco é necessário ter um compromisso entre a escola e o poder público.
“Para um bom desempenho da educação é preciso que a escola faça a prestação de contas de tudo o que realizou durante o ano levito, com o acompanhamento do poder público”.
A troca de experiência entre as escolas foi um dos pontos ressaltados por José Pacheco na roda de conversa. O professor falou sobre a importância das novas tecnologias digitais no âmbito escolar.
“O espaço digital facilita as pesquisas e estimula o processo de aprendizagem dos estudantes. Os meios digitais devem ser trabalhados de uma forma bastante cuidadosa com os estudantes, pois eles devem estimular a interação entre os mesmos”.

Para o educador, alcançar um ensino de qualidade significa destacar alguns fundamentos como: equipe, comunidade, fundamentação teórica, autonomia e solidariedade.
Apesar de ter criado um novo ambiente para a aprendizagem e um novo método de ensino, José Pacheco disse não ter inventado nada. Pra ele tudo que existe hoje na Escola da Ponte, existe em todas as partes do globo, em todas as escolas do mundo. O que ele fez foi juntar estas ações em uma única escola e implementá-las integralmente. Liberdade, solidariedade e responsabilidade, quando exercidas em uma escola podem resultar muito mais do quê bons alunos, elas podem gerar ótimas pessoas.
Por Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário