A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Semana Literária no IV Centenário

Na semana de 04 a 06 de junho aconteceram na Escola Municipal IV Centenário,  BE Maré, duas atividades sobre literatura: uma exposição sobre a escritora e poetisa Cecília Meireles, denominada: Retrato de Cecília. Esta exposição ficará na escola de 04 a 12 de junho, é fruto de uma articulação entre o SESC Ramos e Bairro Educador. A outra atividade é a Feira de troca de livros, feita com a Livraria Ecológica do Brasil que aconteceu no dia 06 de junho.


A exposição

Trata-se de uma visita feita pelos estudantes, de forma livre ou guiada pelos professores que fizeram um trabalho sobre a autora usando a temática da exposição. 



Sob orientação da coordenadora pedagógica, os professores desenvolveram e executaram uma série de atividade com os estudantes, da educação infantil ao 5º ano. Aas turmas experimentaram através de trabalhos lúdicos com colagens, leitura e construção de texto o universo da poetiza escritora Cecília Meireles.

Um exemplo que chamou a atenção da equipe do Bairro Educador ocorreu durante a desmontagem da exposição. Uma estudante da educação infantil reconheceu no banner uma poesia de Cecília Meirelles e a narrou sem ainda ter sido alfabetizada por completo.  A sensibilização causada pela poesia e ação do professor articulada à exposição foi um incentivo para entender a codificação lingüística desta e de outros estudantes.

A E.M. IV Centenário mostrou com estas atividades o que o Projeto Bairro Educador procura enfatizar sempre que articula uma ação: como é fundamental que os professores aproveitem em sala de aula os recursos que extrapolam o cotidiano escolar fazendo que as mesmas sejam mais bem aceitas pelos estudantes sensibilizados e, assim, contribuam para melhoria de seu aprendizado.
<!--[endif]-->
<!--[if !supportAnnotations]-->
<!--[endif]--><!--[if !supportAnnotations]--><!--[endif]-->

<!--[if !supportAnnotations]-->
<!--[endif]-->


Literatura e ecologia

Outra atividade envolvendo literatura que aconteceu foi a Feira de troca de Livros realizada pela parceria Bairro Educador – Livraria Ecológica do Brasil. Nessa atividade, os estudantes mais uma vez estiveram diante da questão da sustentabilidade, e aprenderam que os resíduos (lixo) que muitas vezes ignoram têm um grande valor. Isso foi reforçado porque na Feira de Livros ocorre a troca de latinha de alumínio ou garrafas PET de refrigerante por livros ou revistas.



Dessa forma a Feira foi, ao mesmo tempo, um estímulo à leitura, promovendo uma grande aprendizagem sobre ecologia.

Por Marcio de Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário