A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 6 de junho de 2012

II Feira de serviços na Mangueira

No dia 06 de junho aconteceu a II Feira de Serviços na Escola Municipal Humberto de Campos, BE Mangueira. Esta foi uma das culminâncias do trabalho que o Bairro Educador Mangueira vem desenvolvendo com os estudantes e a equipe discente da unidade escolar.

A Trilha Educativa “Me cuidando, eu cuido do outro. Juntos, cuidamos da Mangueira”, aplicada na escola desde o início do ano de 2012, originou a Feira de Serviços, em uma parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE).



Os responsáveis pelos estudantes e a comunidade foram recebidos pelos parceiros do BE Mangueira, envolvidos na culminância.

 O principal objetivo deste atendimento era repassar ao público informações importantes e pertinentes aos serviços que poderiam ser prestados pelas instituições presentes: Fundação Laço Rosa, Usina, Unidade Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, UPP Social, UPP Mangueira/Tuiuti (representada pelo Grupo Aproximação e Ronda Escolar), SESI/SENAI Maracanã, Clínica da Família Dona Zica, Projeto Ler e Escrever, Fábrica de Bibliotecas e Associação de Moradores do Buraco.   


Os estudantes participaram de diversas oficinas educativas, como: brincadeiras cantadas, jogral da história “gato xadrez”, brincadeiras de todos os tempos, contação de história e confecção de brinquedos folclóricos, todas realizadas pelos professores da unidade escolar. O evento contou com as exposições de trabalhos, apresentação de músicas, seminário sobre Higiene, paródia da história “Pé de Feijão” e apresentação musical em inglês.


O Bairro Educador realizou duas oficinas com os estudantes – Letramento, estímulo ao desenvolvimento da escrita, e Desenho em Blusa. Todos os parceiros desenvolveram atividades voltadas para os estudantes e a comunidade.



A Unidade de Polícia Pacificadora - UPP Mangueira/Tuiuti apresentou-se durante o evento explicando seu modelo de Segurança Pública e de policiamento que promove a aproximação entre a população e a polícia, aliada ao fortalecimento de políticas sociais nas comunidades, através do Grupo Aproximação e Ronda Escolar. A proposta destes grupos é também, incluir a realização de palestras sobre a atuação da polícia na comunidade.


O Bairro Educador agradece a todos os parceiros presentes, pelo apoio e disponibilidade de encarar a realização da feira de serviços, a Escola Municipal Humberto de Campos pela possibilidade de realizar o evento e acreditar no trabalho do projeto.
Matéria Por: Priscilla Babo

Nenhum comentário:

Postar um comentário