A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Campanha de óleo usado na comunidade

No dia 19 de junho, o CIEP Dom Oscar Romero, BE Irajá, iniciou uma nova fase no movimento de consciência ambiental realizado na unidade escolar desde o ano de 2011. Ao realizar uma atividade educativa promovida pela empresa de reciclagem Grande Rio, com patrocínio do MetrôRio e em parceria com o Projeto Bairro Educador, para recolher garrafas de óleo usado, evidenciando o caráter poluidor do líquido, se descartado indevidamente. A iniciativa mobilizou especialmente os estudantes, que assumiram o compromisso de levar as garrafas de óleo usado ao CIEP.

O corpo docente, a direção e os estudantes do CIEP Dom Oscar Romero optaram por conscientizar não só a própria unidade escolar como também a comunidade do entorno em relação aos prejuízos causados ao meio ambiente quando descartamos de forma irregular o óleo usado. Para isso, resolveram elaborar uma cartilha para convidar a comunidade local, através de uma caminhada, a colaborar com esta campanha em benefício do meio ambiente.


O lançamento desta campanha tem o objetivo de fazer com que o CIEP se torne um ponto de coleta de óleo usado na comunidade local. Através da parceria com a empresa de reciclagem Grande Rio, o CIEP vai conseguir trocar o óleo usado por produtos de limpeza, que serão distrubuídos para a própria comunidade.

Durante a campanha cerca de 30 estudantes distribuíram panfletos explicativos para os moradores de condomínios, nas ruas e também na comunidade.



Os estudantes foram os guias dentro da comunidade; através do conhecimento deles conseguimos detectar os principais pontos de lanchonete na comunidade, que utilizam muita fritura”, ressaltou a gestora de Projetos do Bairro Educador Ana Carolina Duarte.

Os estudantes explicaram para a comunidade local a importância de não descartar o óleo usado, na pias e ralos, de forma a contribuir na preservação do meio ambiente.
Vocês não imaginam a alegria que me dá ver vocês (estudantes e professoras) dentro da comunidade fazendo esta campanha. Eu vendo lanches e agora eu vou juntar o óleo e levar no CIEP. Mesmo se eu não ganhasse nada eu faria do mesmo jeito. Pois entendi que isto ajuda o Planeta”, afirmou Maria Souza, moradora há 30 anos da comunidade Para Pedro, após o estudante do 5º ano explicar a ela os prejuízos que o óleo, ao ser jogado fora, pode trazer ao meio ambiente.

Durante a campanha os estudantes demonstraram que aprenderam a lição: “O Marcio, que vende batata frita todo dia na favela, tem que saber desta campanha. Hoje mesmo eu vou falar com ele! Este folheto será entregue para ele por mim. Assim ele vai ajudar a salvar o planeta. Aprendi nas aulas que o óleo polui os rios e os mares e também podemos economizar  dinheiro,  trocando óleo por detergente” disse o estudante Júlio Cezar, do 5º ano.

O Projeto Bairro Educador acredita que ações como esta, promovida pela escola, são fundamentais para conscientização da população local. Além de beneficiar o meio ambiente esta ação contribui para a economia doméstica da população.
O Bairro Educador parabeniza a unidade escolar por esta iniciativa que revela a excelente parceria que pode ser feita entre a comunidade e a escola.

Leia mais sobre esta ação no blog do CIEP: http://ciepromero.blogspot.com.br/2012/06/no-clima-da-rio-20.html

Por Ana Carolina Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário