A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Valorização da cultura Indígena

A Escola Municipal Orestes Barbosa , em parceria com Bairro Educador Vila Kennedy e o Projeto Ensina, promoveu no ultimo dia 27 de Junho, o passeio pedagógico para os estudantes do 8 e 9º ano.

Com a finalidade de promover a valorização dos alunos com maior rendimento escolar neste 1º semestre, conforme avaliação dos professores do Projeto Ensina e direção da escola, os estudantes do 8º e 9º ano foram contemplados com visitação a Exposição “Amazônia Ciclos de Modernidade”. Tendo em vista a difusãoe a popularização da cultura, os estudantes foram levados ao conhecimento dos povos da floresta, em âmbito regional.


A valorização cultural e a arte contemporânea associada aos índios também trouxe destaque para os estudantes, algumas artes retratam a destruição geral de nossas matas com as queimadas e as pinturas de troncos retorcidos retirados de região devastadas  pelo fogo, retratando a arte contemporânea e a sustentabilidade.

Uma das alunas relatou que nunca imaginou que pudesse conhecer um pouco da cultura indígena, principalmente poder observar a coleção do acervo do ciclo de modernidade da Amazônia.


Nesta exposição os estudantes puderam conhecer algumas lendas que estão no mundo imaginário das florestas, como por exemplo: O Iluminismo que foi um movimento intelectual que acreditavam que a razão humana era a chave para a sabedoria e a luz era forma simbólica de mostrar que a ciência era a ferramenta possível para o conhecimento.


Os estudantes participaram de uma representação de dança indígena onde os mesmos foram os personagens. Vestiram roupas confeccionadas de material reciclável, plásticos sintéticos, tecidos espelhados, roupas de rafia, cocares entre outros, o que provocou curiosidade e comparação. Ao final da exposição os estudantes puderam entender um pouco mais sobre a diferença cultural entre os povos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário