A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Concurso de paródias e feira de ciências agitam o Complexo do Alemão

Em parceria com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Municipal do Complexo do Alemão, o Bairro Educador planejou um projeto ambiental na Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio. A ideia surgiu a partir do Rio + 20, o objetivo dessa iniciativa foi, através de atividades educativas conscientizá-los sobre a importância da limpeza urbana, do cuidado com o lixo e com o meio ambiente. O projeto teve três momentos: a abertura, o tempo para construir as paródias e no encerramento, o concurso.


A abertura do concurso aconteceu no dia 1º de junho. A escola recebeu o grupo de teatro da COMLURB "Porta Aberta", formado por garis que apresentaram a peça “Sujogro no reino da Limpezolândia”.
peça Sujogro no reino da Limpezolândia

 Para o encerramento das atividades, o professor da FIOCRUZ Natan Santos se apresentou acompanhado de seus bonecos Limpezina e Limpezito, elaborados com garrafas e sacolas plásticas, além de tampinhas de refrigerante.  Ele cantou paródias com reflexões de problemas causados pelo lixo mal armazenado.



As paródias foram construídas pelos estudantes do 6º ano, com o apoio de  professora da sala de leitura, Sheila Guedes. Em uma, ou duas aulas, já estava tudo pronto e durante duas semanas eles ensaiaram muito.

Depois de tantos ensaios, no dia 16 de junho o professor Natan Santos voltou à escola com seus companheiros Limpezina e Limpezito para conferir as paródias criadas pelos estudantes e escolher a melhor. Nove paródias foram construídas e os estudantes, professores e funcionários da escola premiaram as três melhores com medalhas. Além do concurso de paródias, os estudantes produziram muitos trabalhos com materiais reciclados e com estudos sobre o meio ambiente.

Trabalho produzido pelos alunos

Todos os grupos foram criativos e as paródias e muito bem elaboradas, o que dificultou na escolha da melhor, mas segundo os estudantes, a mais criativa foi o Rap da Limpeza.




Outra paródia que fez sucesso foi "Movimento da Limpeza", o grupo foi bem criativo e na letra da música envolveu as outras escolas do Complexo do Alemão no "Movimento da Limpeza".


O Bairro Educador agradece a parceria com o PAC do Complexo do Alemão, com a FIOCRUZ e com a Comlurb que providenciou o teatro e o transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário