A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Encontro de Juventude e Educação para a Sustentabilidade

A convite do CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde e da ASVI CDD – Associação Semente da Vida da Cidade de Deus), a gestora de núcleo Maria do Socorro levou representantes dos Grêmios das Escola Municipais José Clemente Pereira (Sara Santos e Débora Conde) e Escola Municipal Alberto Rangel (Jenifer Barcelos e Jhonatas Dias) e dois jovens do Projeto REI –Restituição Educacional Interativa (Caroline Ribeiro e Gilberto Luciano) para o Encontro de Juventude e Educação para uma Sustentabilidade Socioambiental no Hotel Othon Palace em Copacabana, no dia 15 de Junho de 2012.


O evento organizado pelo MEC –Ministério da Educação tinha como objetivo envolver jovens e construir uma agenda da juventude para um projeto de desenvolvimento sustentável.
Na parte da manhã, os estudantes ouviram relatos de outros jovens que realizaram através do CEDAPS um Mapeamento de Riscos Socioambientais em algumas comunidades como Urubu, Macacos, Rocinha, Borel e Morro dos Prazeres, utilizando alguns recursos como máquina digital acoplada numa pipa, um celular, etc. A proposta futura é que o projeto vá para outras comunidades como Cidade de Deus.

Após a palestra algumas possibilidades de ações dentro da escola foram pensadas pela estudante Sara Santos como, por exemplo, melhorar o ambiente escolar e fazer com que os estudantes se preocupem mais em cuidar da escola.

Na parte da tarde os estudantes foram ao Forte de Copacabana para ver a Exposição da Humanidade 2012, que fala da Rio+20, e ficaram maravilhados com as salas que mostravam vários temas. No entanto, o que mais chamou atenção foi a sala que mostra o que é gasto diariamente com a questão das drogas.

No final cada estudante falou sobre o  que aprendeu durante toda a atividade e eles pediram para o Bairro Educador realizar uma reunião unindo as escolas para pensar uma agenda comum para que eles aprendessem sobre o papel e importância do Grêmio na escola.
Por Maria do Socorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário