A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 9 de junho de 2012

Bairro Educador realiza Oficina de Educação Sexual


A Escola Municipal Professor Josué de Castro, integrante do Bairro Educador Manguinhos, recebeu uma palestra sobre educação sexual no último dia 09 de junho. A atividade foi resultado da demanda apresentada pela direção da escola, visando discutir e fomentar o debate deste tema presente na vida dos adolescentes. Foram contempladas as turmas do 9º ano (1901 e 1902) e turma do projeto Acelera (8401 e 8402) que contaram com o apoio dos professores.


A ação contou com a parceria da técnica do Programa Saúde na Escola (PSE) e de uma estudante de Enfermagem da UFRJ, ambas se disponibilizaram para a realização da palestra e para sanar as dúvidas resultantes das questões abordadas no debate. Os temas tratados foram: gravidez na adolescência, aborto, valorização do corpo, autoestima, responsabilidade masculina, registro de nascimento e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Também foi ressaltado o papel da escola na formação integral dos estudantes, relacionando conteúdos curriculares com o tema da educação sexual e das questões psicológicas inerentes a esta fase.


As turmas puderam tratar de assuntos de grande importância para esta etapa da vida, e ampliar o nível de conheimento sobre o tema. Tudo foi feito de forma descontraída e responsável, com o intuito de alcançar a participação interessada do estudante o que, segundo a avaliação feita pelos professores e alunos, foi conquistado.


De acordo com a demanda apresentada pelos estudantes, esta unidade escolar ainda receberá mais duas visitas das parceiras. Outras ações deste tipo já estão programadas para a Escola Municipal Teotônio Vilela.

O Bairro Educador agradece ao PSE pela parceria, um agradecimento especial também a nossa parceira Grace Kelly (estudante de enfermagem da UFRJ), pela dedicação em compartilhar seus conhecimentos com os estudantes da rede pública.



Nenhum comentário:

Postar um comentário