A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 30 de junho de 2012

Educação ambiental na Fazenda do Viegas





As Escolas Municipais Ariena Vianna da Silva e Ernesto Francisconi, junto ao projeto Bairro Educador Senador Camará, desenvolveram um trabalho sobre educação ambiental na Fazenda do Viegas, fazenda esta que faz parte do entorno da comunidade escolar e que tem grande área verde e que não é aproveitada como parque natural pelos alunos destas escolas.






O objetivo desse trabalho era suscitar nos alunos a vontade de visitar e utilizar o parque e, com isso, levantarmos questões sobre a preservação do meio ambiente já que este ano, no mês de Junho, foi realizada a Conferência sobre o meio ambiente, a Rio+20, com um foco no desenvolvimento sustentável e baseado nos três pilares: o ambiental, o social e o econômico.


Neste intuito, foram levadas algumas questões para os alunos sobre a preservação do meio ambiente focando no local para preservar o global. A partir daí mostramos que devemos cuidar para manter, realizando brincadeiras na Fazenda Viegas, voltadas para a preservação , onde eles tinham que preservar toda a fauna e flora dos predadores e se não preservassem haveria a quebra da cadeia naquele nicho ecológico.

Depois de desenvolvido esse trabalho na Fazenda do Viegas, os alunos foram até a rádio comunitária local, chamada Terra Brasil, para falar do trabalho desenvolvido nas escolas. Os alunos foram entrevistados e puderam falar sobre o que aprenderam, além de apresentar o trabalho. Houve uma entrevista com os alunos envolvidos no projeto.

Com o resgate da identidade local houve uma grande identificação dos responsáveis no trabalho realizado na escola, fazendo aguçar a vontade dos moradores em visitar o espaço e passar a preservá-lo. As escolas envolvidas no projeto continuarão a trabalhar a temática sobre o meio ambiente e procrarão a chamar a atenção dos alunos para o parque natural que eles possuem e não o valorizam.




Por Leonardo Lopes

Um comentário: