A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 30 de junho de 2012

BE Coelho Neto recebe “Escola de Funk”

Os estudantes do 4º ano da Escola Municipal Virgílio Francisco Monteiro, BE Coelho Neto, no final do mês de junho participaram do projeto Escola de Funk (atividade que visa ampliar o conhecimento do estudante, respeitando sua cultura local como ponto inicial), idealizado pelo gestor de projetos do Bairro Educador, Carlos Carvalho.

GP Carlos anotando as ideias sugeridas pelos estudantes

O projeto aconteceu em três encontros, e trabalhou com a temática de sustentabilidade. No primeiro, foi realizada uma roda de conversa mediada pelo GP Carlos Carvalho, que trouxe reflexões sobre os “três eres da sustentabilidade”, a história do funk e como a música poderia contribuir passando uma boa mensagem. Os estudantes participaram ainda de uma oficina de rima, entendendo como a rima é formada e produziram textos rimados sobre o tema da sustentabilidade.

Materiais recicláveis utilizados como instrumentos de percussão

No segundo encontro, foi trabalhada a questão do ritmo e as bases das batidas do funk e do hip-hop. Em seguida houve a confecção de instrumentos musicais, produzidos a partir de materiais recicláveis. Logo, as crianças perceberam a importância da reutilização de materiais como latas de leite, caixas de sabão em pó e garrafas pet, ao utilizarem no fim do encontro seus próprios instrumentos musicais.

Dança dos alunos no ritmo do MC V do rap

No último encontro, os estudantes pararam para pensar em sustentabilidade diante da música recebendo a visita do parceiro do Bairro Educador MC V do Rap (Vinícius Rodrigues). Além disso, foi realizado um concurso de passinhos ao som da percussão corporal e dos versos do MC V. Um dos estudantes da escola, MC André, compôs um rap que falava da temática da sustentabilidade: “Consciência do Mundão” e fez todos os estudantes refletirem a respeito do tema.

MC André, aluno da escola e compositor do RAP "Consciência do Mundão"

O Bairro Educador agradece e parabeniza a parceria e receptividade da unidade escolar diante com o Bairro Educador e o parceiro MC V do Rap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário