A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 22 de junho de 2012

RIO+VIDA em sustentabilidade

A Escola Municipal Raul Francisco Ryff, em parceria com o Bairro Educador Senador Camará, vem desenvolvendo desde o mês de abril atividades do Projeto “Rio+Vida”. O objetivo do Projeto é levar o tema meio ambiente para os estudantes através de ensino sobre sustentabilidade. Os estudantes aprendem sobre o reaproveitamento de alimentos da merenda escolar, de caixas de leite, entre outros. Além disso, levaram latas de alumínio para que os professores desenvolvessem trabalhos lúdicos com o material reciclável.

Num primeiro momento os professores trabalharam o reaproveitamento das frutas, que não eram distribuídas para os estudantes e fizeram compotas de doces, com estas frutas. Os professores mostraram para os estudantes que os doces que eles comeram eram de frutas que eles diziam não gostar. Os estudantes também aprenderam um pouco sobre como é saudável a alimentação dos índios.



 Na festa dos dias das mães, dia 11 de Maio, os presentes dados às responsáveis, foram confeccionados com materiais recicláveis que os próprios estudantes transformaram, a partir de latas de alumínio de diversos tamanhos. 


  No início do mês de junho houve uma atividade de conscientização contra a Dengue na escola, onde os estudantes desenvolveram trabalhos relacionados com esta temática, fazendo com que a mensagem chegasse a toda a comunidade e que os mesmos começassem a cuidar melhor do local onde residem. 

 Na segunda feira, 11 de junho, a escola expôs seus trabalhos no pátio fazendo referência a sustentabilidade e a consciência que todos devem ter com relação com o meio ambiente.



Moradores, funcionários da escola e estudantes estão construindo uma horta que será inaugurada em breve no espaço escolar. Os moradores do entorno estão ajudando bastante no processo de construção de um canteiro. Este projeto proporcionou a participação dos estudantes em dois concursos, um deles do TV Escola, e o outro o Rio Educa, com o qual a escola ficou em 2º lugar.

Um comentário: